EnglishEspañolPortuguês

Fatec quer criar coração mamífero em 3D para evitar uso de cobaias

8 de setembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Paulo Gonçalves/Folha da Região
Foto: Paulo Gonçalves/Folha da Região

A Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Araçatuba trabalha para criar um coração digital que diminuirá o uso de animais em aulas práticas das áreas médicas. O programa de computador pretende simular os efeitos de medicamentos no sistema cardíaco de mamíferos, sem que para isso seja necessário o uso de cobaias. A tecnologia local deve estar pronta no próximo ano e se difere por ser pioneira ao usar imagens tridimensionais.

Nomeado pela equipe de Heart Care, que pode ser traduzido livremente como “cuidados com o coração”, trata-se de um software educacional para simulação do efeito de drogas no coração de mamíferos. A tecnologia foi um pedido da veterinária e doutora em patologia animal Valéria Savoya, da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araçatuba.

A coordenadora de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec, Lucilena de Lima, explica que a demanda virou um projeto extracurricular da instituição, desenvolvido voluntariamente com a ajuda de três universitários, para atender a necessidade da Unesp. Ela explica que simuladores digitais na área médica e veterinária já são usados desde o século passado, mas que a inovação do trabalho local é justamente o uso de imagens em 3D.

Inovação

“O principal objetivo é permitir que determinados experimentos reais com animais sejam simulados no meio digital, sendo desnecessário o uso de cobaias”, explica Lucilena. O projeto, que começou em agosto do ano passado, já teve concluída a primeira fase, que foi coletar as informações para montar o banco de dados. Na segunda fase será simulada a reconstrução em 3D do coração e a reação dos fármacos no sistema cardíaco.

Fonte: Folha da Região

Você viu?

Ir para o topo