EnglishEspañolPortuguês

Kristin Davis trabalha em campanha para salvar elefantes da África

6 de setembro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

Por Patricia Tai (da Redação)

Foto: Ecorazzi
Foto: Ecorazzi

Kristin Davis, estrela da série “Sex and the City”, está empenhada em uma campanha para salvar os elefantes da África. As informações são da Ecorazzi.

Notícias recentes deram conta de que em média a cada 15 minutos morre um elefante africano na mão de caçadores, que arrancam suas presas para vender ao mercado de marfim por 2 mil dólares o quilo. Neste ritmo, os elefantes deverão estar totalmente extintos dentro de doze anos .

As mortes são brutais, e os animais são agredidos por caçadores armados com flechas envenenadas, lanças, armadilhas e armas pesadas.

Kristin reconta uma experiência que teve com a dura realidade da caça:

“Em visita ao Quênia em 2009, eu ajudei a resgatar uma bebê elefante órfã, e tive a sorte de poder levá-la à mulher que foi a pioneira em criar elefantes e rinocerontes órfãos e devolvê-los à natureza. Essa mulher é Dame Daphne Sheldrick, que me disse que aquela bebê elefante que encontramos estava órfã pois caçadores haviam matado sua família”.

Esta filhote recebeu o nome de Chaimu. Na ocasião, a atriz não só providenciou o transporte da mesma ao santuário dos Sheldrick como também adotou a bebê e passou a ajudar a financiar os seus cuidados. Por conta de sua dedicação em salvar e ajudar o animal, Kristin recebeu o Prêmio Wyler 2011 , pela Humane Society dos Estados Unidos.

Muitos elefantes são mortos mesmo dentro de parques nacionais africanos, onde se esperaria que estivessem seguros. Contudo, a punição pela caça tem sido historicamente branda, fazendo com que a recompensa pelo marfim seja muito grande para o caçador, e compensando o risco dele ser pego. Esse mercado também é comandado por líderes de grupos sectários como Joseph Kony, citado em várias matérias da ANDA, que usam o seu próprio dinheiro para financiar inúmeras atrocidades como estupro, assassinatos e tráfico de drogas, e inclusive a matança de elefantes para a venda de marfim.

Infelizmente, o ano de 2009 marcou o começo do que os especialistas chamam de “Tsunami” da caça por toda a África.

Kristin descreve uma cena comovente:

“Quando eu estava visitando os elefantes em 2011, vi pontos onde caçadores colocaram uma armadilha com um fio eletrificado amarrado a uma árvore, próxima a um pequeno lago cuja água atraia os elefantes com sede. Quando um elefante enorme teve a perna presa na armadilha, ele caminhou e caminhou ao redor da árvore criando um caminho de desespero enquanto morreu lentamente. Os caçadores se sentaram perto, assistindo enquanto tomavam café em torno de uma fogueira. Quando o elefante finalmente morreu, eles usaram machados para cortar a face e o tronco do animal e remover as presas profundamente enraizadas”.

Só no ano de 2012, mais de 30 mil elefantes foram mortos ilegalmente por seu marfim, o maior número em duas décadas.

A atriz apela às pessoas para que ajam agora, antes que seja tarde. “Eu estive com estes animais incrivelmente gentis e inteligentes, e senti o seu amor e sua sabedoria. Estou horrorizada com a possibilidade deles serem extintos, ao ver que suas vidas estejam sendo perdidas para essas pessoas que só causam estragos em nosso mundo. Um dia todos dirão: ‘O que aconteceu?!’, e será tarde. Nós precisamos agir agora para salvar estes animais da extinção promovida pelos homens”.

Kristin está trabalhando junto à David Sheldrick Wildlife Trust nesta campanha. Para saber mais, visite o site:

http://www.crowdrise.com/nopoaching

Foto: Crowdrise
Foto: Crowdrise

 

Você viu?

Ir para o topo