EnglishEspañolPortuguês

Repressão à extravagância e corrupção no Partido Comunista da China salva vida de tubarões

5 de setembro de 2013
4 min. de leitura
A-
A+

Por Juliana Meirelles (da Redação)

Queda acentuada no consumo de barbatana de tubarão reflete do movimento anticorrupção, não de mudança de atitudes.

Foto: The Independent
Foto: The Independent

A repressão à extravagância e corrupção dentro do Partido Comunista da China está causando dores de cabeça para os funcionários acostumados a usar o dinheiro em banquetes, mas está provando ser um salva-vidas para os tubarões. As informações são do The Independent.

O consumo de barbatana de tubarão, o ingrediente chave no banquete de sopa de barbatana de tubarão caro e extravagante, caiu 70% desde o final do ano passado, de acordo com dados do Ministério do Comércio.

A liderança do partido lançou uma campanha em dezembro, prometendo se preocupar com a extravagância e o desperdício, e exigindo austeridade de dirigentes e oficiais militares, como forma de coibir exageros.

Zhao Ping, vice-diretor do Departamento de Consumo de Estudos em Economia da Academia Chinesa de Comércio Internacional e Cooperação Econômica, acredita que até 50% da queda no consumo de barbatana de tubarão seja resultado de cortes relacionados com os jantares do governo.

“Muitas empresas usam banquetes de negócios e seu alvo são os funcionários públicos que têm dinheiro e quem tem a autoridade para conseguir a aprovação de projetos”, Zhao disse à agência de notícias Xinhua. “Desde o Ano Novo chinês este ano, a sopa de barbatana de tubarão em hotéis de luxo e restaurantes diminuiu 70% e as vendas em alguns dos restaurantes especializados em barbatana de tubarão caíram 50%.”

E não é sem tempo, os ambientalistas dizem. Até 100 milhões de tubarões são mortos a cada ano apenas por suas barbatanas, e 44 espécies de tubarão em águas chinesas estão ameaçadas ou em risco de extinção.

Mais de 95% da colheita anual de barbatana de tubarão em todo o mundo é consumida na China, Hong Kong e Taiwan.

Wang Xue, membro de uma ONG ambiental com sede em Pequim, que dirige o projeto Zero Barbatana de Tubarão da China, disse ao China Daily que a sua organização estava testemunhando uma desaceleração geral da demanda de barbatana de tubarão.

Antes da campanha anticorrupção, pelo menos, 100 milhões de yuans (10,5 milhões de libras) foram gastos anualmente em pratos de barbatana de tubarão, em Pequim, e banquetes oficiais e negócios foram os principais culpados, a Sra. Wang disse.

Em setembro de 2012, clientes em Pequim estavam recebendo 7,5 toneladas de barbatana de tubarão, um dia, pagando até 1.800 yuans por uma tigela de sopa.

“Menos demanda levará a menos caça”, disse a Sra. Wang. “Queremos ver a diminuição da procura durante muito tempo, em vez de ser uma resposta a curto prazo para a política do governo. Precisamos fazer de uma transformação de ideias na mente das pessoas “.

Além dos números absolutos serem escondidos, os tubarões muitas vezes são pegos, suas barbatanas são cortadas e eles são devolvidos ao oceano vivos, onde eles vão inevitavelmente morrer, uma prática que provocou a ira de ativistas de direitos animais por muitos anos.

A lenda de basquete chinês Yao Ming tem feito muito para mudar as atitudes na China, com sua oposição pública à barbatana de tubarão, assim como campanhas de alto nível apresentando cantores e estrelas de TV de Hong Kong, mas os ativistas estão preocupados que a recente queda no consumo não represente uma grande mudança de atitudes públicas.

Angelo Villagomez, especialista em tubarões da Pew Charitable Trusts, um grupo de conservação com sede nos EUA, disse à AFP: “Nós estamos vendo uma redução na demanda da China. Hong Kong também está mostrando uma queda significativa no consumo”.

“Não tem a ver com a conservação”, disse Villagomez. “Está relacionado a uma repressão anticorrupção ao governo chinês, que cortou jantares onde a sopa de barbatana de tubarão era destaque no cardápio.”

O Conselho de Estado da China disse no ano passado que baniria a sopa de barbatana de tubarão de eventos públicos, ostensivamente por razões ambientais, mas, provavelmente, também por causa das conotações oficiais.

Há sinais na mídia social Sina Weibo de que a prática de comer sopa de barbatana de tubarão é cada vez menos popular.

Uma resposta típica no site para anúncios de barbatana de tubarão: “Se não houver venda, não haverá caça. Vamos recusar barbatana de tubarão”.

Não é apenas sopa de barbatana de tubarão, é claro, que foi afetada. Desde que o governo começou o programa de austeridade, muitos restaurantes de luxo relataram quedas drásticas nas vendas.

Vendas de sopa de ninho de pássaros e abalone – os itens mais caros do cardápio, fora do alcance da maioria dos chineses – caíram em 40%.

Você viu?

Ir para o topo