EnglishEspañolPortuguês

Dezenas de gatos sem tutores vivem desabrigados em praia da Califórnia

5 de setembro de 2013
4 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Dezenas de gatos estão naufragados em um cais em Long Beach, Califórnia, após terem perdido subitamente seu abrigo e estação de alimentação. Com gaivotas devorando as pilhas de ração sobre as rochas, e com chuva e tempestades de areia se aproximando nos próximos meses, uma crise está a caminho. As informações são da Care2.

Alguns dos gatos vivem nessa parte da praia há anos, mas até há pouco tempo, eles tinham acesso a uma área protegida na estação de salva-vidas. Era um lugar em que eles podiam ficar longe do oceano quando o clima estava ruim e onde havia uma área de alimentação coberta. Mas os gatos foram recentemente expulsos segundo uma diretiva para aumento da segurança na estação. Com acesso à sua “casa” bloqueado de repente, os gatos não tiveram escolha a não ser voltar para a beira do mar onde não havia nada além de água pela frente, e sem lugar para onde voltar.

Parte desses animais são ex-animais ‘de companhia’ que foram abandonados por tutores que não puderam ou não quiseram mais cuidar deles. A reportagem da Care2 sugere: “eles já foram amados algum dia”. Alguns ainda usam coleiras, reminiscências de um tempo em que alguém se preocupou o suficiente para fazê-los parte de uma família. Um tempo em que alguém dava a eles comida e abrigo.

Protetora conta que gatos foram despejados no local em uma noite chuvosa

Patty fazendo refeição em seu ex-abrigo. Gatos foram proibidos no local. Foto: Reprodução
Patty fazendo refeição em seu ex-abrigo. Gatos foram proibidos no local. Foto: Reprodução

“Uma noite, eu vim encher a vasilha de água dos gatos”, explica Ellen Baer. “Estava frio e chovendo, e havia um gato dentro do recipiente de água, tremendo e encharcado. Eu fui ao meu carro e peguei um cobertor, e o sequei. Eu não podia entrar no local onde ficava o abrigo, pois havia um portão trancado. Havia uma casinha para os gatos lá dentro, mas este gato não podia descobrir que deveria ir para lá. Então, eu peguei uma caixa de transporte de gatos e coloquei dentro dela um cobertor, e ele logo entrou”.

Aquele gato, que aparentemente foi despejado naquela noite junto com um Siamês (ambos usavam coleiras), agora se chama Patty e é um entre dezenas de gatos que vivem na área. Apesar da horrível primeira noite na praia e subsequentes três semanas nas quais parecia que ele não ía sobreviver, Patty acostumou-se à nova vida e ele agora cumprimenta aqueles que chegam com comida para lhe oferecer. E embora haja uma população significativa de gatos abandonados em Long Beach, os voluntários realmente têm a esperança de que pessoas caridosas adotem Patty e os outros.

“Nós não estamos procurando por resgatadores que irão colocá-los em uma garagem ou gaiola e se esquecer deles”, explica Ellen. “Não queremos colecionadores de animais, ou que eles sejam adotados por irresponsáveis. Alguns desses gatos têm amizade entre si e nós queremos manter juntos esses pares de amigos, e encontrar lares responsáveis. Nós devemos muito a eles”.

Alguns gatos têm comportamento arredio e provavelmente terão dificuldades em serem adotados. Cientes disso, e de que outros poderão aparecer no local, voluntários estão se mobilizando para fazer cercas e um novo abrigo com alojamento para os gatos e espaço para comida e água, ao mesmo tempo em que procuram tutores para adotar os animais conforme é possível.

Eles dizem estar correndo contra o tempo. Nos próximos meses, o clima vai mudar e as chuvas e tempestades de areia não só irão proporcionar condições difíceis aos gatos como também tornarão quase impossível a ida de voluntários  ao local para levar alimentos, pois as ondas batem nas pedras e a chuva e o vento impedem a visibilidade.

Gato Buddy, que vive no local. Foto: Reprodução
Gato Buddy, que vive no local. Foto: Reprodução

A ONG Harmony Fund está com uma petição em andamento para ser direcionada às autoridades de Long Beach pedindo que autorizem a construção de um abrigo para esses gatos no local. Uma forma de ajudar é assinar a petição:

http://www.thepetitionsite.com/801/197/998/jetty-cats-in-longbeach-need-a-temporary-shelter-feeding-station

Se você mora nas proximidades de Long Beach ou conhece alguém na região que possa ajudar, o site da ONG tem outras informações sobre formas de ajuda:

http://animalrescuechase.com/donation/together-we-can-do-this.html#jetty-cats

Você viu?

Ir para o topo