EnglishEspañolPortuguês

Cães abandonados recebem chip de identificação em Poços de Caldas (MG)

5 de setembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Em Poços de Caldas (MG), os cães que são abandonados e levados para o Centro de Controle de Zoonoses receberão um chip com informações do animal e nome do tutor, em caso de adoção. A medida tenta impedir as reclamações da população sobre animais abandonadas nas ruas da cidade.

Pelo microchip, que será implantado nos 96 cães que estão hoje no Centro de Zoonoses da cidade, é possível saber quando cada animal chegou ao centro de controle, as vacinas que recebeu e se passou por algum tratamento de saúde. O novo método busca incentivar a adoção responsável dos animais.

“O chip funciona como uma identidade, a combinação de 15 números cai em um prontuário do animal”, explica a coordenadora de zoonoses, Sheila Patresi dos Santos. “É uma forma da gente saber da saúde do animal, acompanhar como ele está, onde ele está e quem era o tutor anterior, em caso de abandono. Muitas pessoas adotam, mas quando o animal foge, não vai atrás, ou abandona mesmo, então essa é uma forma também de responsabilizar quem pegou o animal”, diz.

Em julho de 2011, a prefeitura já tinha anunciado uma série de medidas para reduzir o número de cães nas ruas, mas só agora a implantação do chip foi colocada em prática. Moradores aprovaram a medida, já que os cães abandonados tiram a tranquilidade de quem mora na cidade e revelam o descaso da prefeitura com os animais.

Claudineia de Souza Carvalho e a filha Daiane adotaram a cadela chamada ‘Menina’. Elas receberam a carteira com as vacinas aplicadas e o número de chip, já implantado. “Muda a responsabilidade pelo animal. Mas de qualquer forma, não vamos abandonar”, promete a dona de casa com a filha.

O abandono e maus-tratos a animais é crime, previsto no código penal desde 1998. A pena prevista vai de três meses a um ano de detenção e multa.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo