EnglishEspañolPortuguês

Final digno ao amigo de quatro patas

4 de setembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Perder um companheiro fiel é sempre muito difícil
Perder um companheiro fiel é sempre muito difícil

Perder um animal doméstico é uma situação muito difícil para todo mundo. Além da tristeza de ficar sem o amigo, nem todos sabem o que fazer e para onde levar o corpo do bichinho. Não existe um cemitério gratuito de animais no Estado. Com isso, aumenta a preocupação em dar uma final digno ao melhor amigo da família.

A secretária Especial dos Direitos Animais, Regina Becker, explica que a prefeitura está verificando um local em Porto Alegre (RS) para fazer um cemitério de animais. As regras seriam as mesmas de um cemitério humano e a prefeitura precisa ponderar a viabilização do projeto, ainda sem prazo definido para ser executado.

“A prefeitura aguarda um parecer relativo a uma área que encontramos na região mais central da cidade, contudo, exige um longo processo”, comenta Regina.

Recolhimento em vias públicas
De acordo com o diretor da Divisão de Projetos Sociais do DMLU, Jairo Armando, a empresa recolhe os animais mortos que estão em vias públicas, mas a prefeitura ainda não disponibiliza um recolhimento gratuito, nas residências, de animais domésticos.

“Está sendo feito um estudo de viabilidade técnica por parte do DMLU para solicitar uma coleta eventual desses animais, mediante um pagamento conforme o tamanho do animal e o bairro onde está”, salienta Jairo.

Para animais de grande porte como cavalos, por exemplo, já existe um sistema de recolhimento por parte do DMLU. Segundo o diretor, é necessário agendamento e o pagamento da coleta eventual, para que uma equipe vá até a casa ou sítio da pessoa retirar o animal morto.

Todos os animais recolhidos pelo DMLU são levados ao aterro sanitário de Minas do Leão. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 156.

Cremação: urnas que guardam lembranças
Cremação: urnas que guardam lembranças

Crematório e cemitério

* Cremapet
Estrada Francisca de Oliveira Vieira, 2787, Bairro Belém Novo, em Porto Alegre. Telefone: (51) 3268-8076

* Crematório Zôobraz Brazcão
Estrada do Socorro, 1125, Arroio da Manteiga, em São Leopoldo. Telefone: (51) 3568-0212

– Os preços variam de R$ 50 a mil reais, dependendo do peso do animal e do tipo de serviço (oferecem cremação coletiva, individual, velório e até mesmo um DVD com imagens da cremação)

* Cemitério Saúde Animal
Estrada Chapadão, 3000, em Nova Petrópolis. Telefone: (54) 3286-1846

– Valor: R$ 834, independente do tamanho do animal (além do enterro, é possível fazer o velório na capela do cemitério)

Fonte: Bicharada

Você viu?

Ir para o topo