EnglishEspañolPortuguês

Como tratar a dor de ouvido em cães?

4 de setembro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

A dor de ouvido em cães é um problema que incomoda o animal e, de tanta força com que alguns cães coçam os ouvidos com a pata, acaba machucando a orelha, deixando o tutor preocupado. Os sintomas da “dor de ouvido” podem ser: cheiro ruim no ouvido, manchas vermelhas, secreção amarelada ou marrom no canal auditivo, quando o cão chacoalha a cabeça para os lados com muita frequência ou quando aperta a orelha contra o chão.

Os sintomas geralmente aparecem juntos como, por exemplo, a vermelhidão com o ato de coçar, mas se você perceber que a coceira está evoluindo é hora de levar seu cão ao veterinário, pois o caso pode virar a famosa otite, uma inflamação que deve ser tratada com cuidado. Fungos, ácaros e bactérias estão sempre esperando uma brecha para se instalar no ouvido dos cachorros. Com a temperatura quentinha do ouvido, esses fungos vão se proliferar rapidinho, formando a otite. Em casos crônicos, o cão pode a perder a audição.

Dor de ouvido em cachorro tem solução, confira as dicas e conheça os sintomas
Dor de ouvido em cachorro tem solução, confira as dicas e conheça os sintomas

Causas da “Dor de Ouvido”
A dor ou coceira no ouvido pode estar ligada a vários fatores, o excesso de cera pode causar certo incomodo nos cães, neste caso, uma boa higienização resolve o problema. Também no caso da coceira, um simples pelo pode ter entrado no ouvido ou pulgas e carrapatos. Deixar o cachorro tomar muito vento através da janela do carro não é aconselhável, pois a corrente de ar carrega sujeira, que pode entrar no ouvido do animal.

Durante o banho deve-se tomar muito cuidado para não molhar o ouvido do cachorro, e se isso acontecer, trate de secá-las logo, pois a umidade contribui na proliferação dos parasitas. Tenha ainda mais cuidado com os cães de orelha longa, que são mais suscetíveis a terem dores de ouvido, como o Cocker Spaniel, Golden Retriever, Beagle e o Retriever do Labrador.

Nunca raspe ou tire os pelos dos ouvidos dos cachorros, essa pelagem ajuda barrar os parasitas, o que se pode fazer é aparar com a tesoura, mas faça isso com alguém experiente ou em um pet shop de confiança. De qualquer maneira é sempre bom, pelo menos uma vez por semana, observar os ouvidos do seu cãozinho.

Tratamento para a “Dor de Ouvido”
O melhor tratamento para a dor de ouvido em cães é aquele indicado por um profissional, no caso, o médico veterinário. Não tente limpar o ouvido de seu cão sem ao menos saber o procedimento correto, você pode acabar empurrando a sujeira para dentro. Peça ao seu veterinário para te ensinar a limpar corretamente os ouvidos do seu cachorro e qual o melhor produto isso.

Em caso de otite, serão indicadas soluções para aplicar no ouvido e, até pode ser receitado antibiótico ou anti-inflamatório dependendo do caso. E nunca utilize pinças ou cotonete para limpar o ouvido do cachorro, pois o riso de acidente é grande.

Fonte: Os Paparazzi

Você viu?

Ir para o topo