EnglishEspañolPortuguês

Castração de animais domésticos é tema de discussão em Rondonópolis (MT)

4 de setembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Reunião no auditório da secretaria de Saúde com as organizações não governamentais (ONG’s) de proteção animal. (Foto: Divulgação)
Reunião no auditório da secretaria de Saúde com as organizações não governamentais (ONG’s) de proteção animal. (Foto: Divulgação)

Os departamentos de Saúde Coletiva, Vigilância Ambiental/Centro de Controle de Zoonose e as assessorias Jurídicas e de Planejamento da Secretaria de Saúde de Rondonópolis (MT) tiveram reunião, recentemente, no auditório da secretaria, com as organizações não governamentais (ONG’s) de proteção animal: Associação Rondonopolitana de Proteção aos Animais Abandonados (ARPAA), Cantinho de Proteção Animal, Associação Protetora dos Animais de Rondonópolis (APAR), cuja pauta abordou a castração de animais domésticos (cães e gatos).

A reunião significou o primeiro passo para chegar a um consenso de como serão utilizados os recursos que serão repassados para essa atividade, em torno de R$ 60 mil. Acatando sugestão da Assessoria Jurídica, os participantes decidiram pelo modo de convênio, que deverá ser feito com cada uma após a apresentação da documentação necessária para firmar a parceria.

O gerente do Departamento de Saúde Coletiva da SMS, Edgar Prates, disse que há um consenso entre todas as entidades e os departamentos municipais, de que é preciso fortalecer e sensibilizar a população sobre a importância da guarda responsável do animal, através de um trabalho de Educação em Saúde, em especial, em relação à leishmaniose canina, a agressão antirrábica, o abandono, a eutanásia e também a criação de animais silvestres em cativeiro. “Haverá um aprofundamento da discussão, em outro momento, com a participação de outras Secretarias e também do prefeito Percival Muniz, que disse querer participar e acompanhar de perto o assunto”, resumiu Prates.

Fonte: A Tribuna MT

Você viu?

Ir para o topo