EnglishEspañolPortuguês

Itália vai abolir lista de cachorros de raças perigosas

3 de setembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Itália anunciou que vai abolir a lista de raças perigosas e substitui-la pela responsabilidade penal e civil dos tutores de cães, além de proibir o adestramento para agressividade, o doping e as cirurgias estéticas — agora cachorro só faz cirurgia se for por problemas de saúde.

“Este é um dia histórico para as atividades do ministério sobre a relação homem e animal, um trabalho extraordinário dentro do quadro europeu”, assinalou a vice-ministra da Saúde da Itália, Francesca Martini.

O novo decreto sobre “cães e agressões” entra em vigor em abril e prevê também que os veterinários deverão organizar um cadastro da cachorrada considerada violenta — e estes cachorros enfezados só poderão circular de coleira e focinheira.

O decreto tem sete artigos e inclui algumas obrigações básicas, como aquela que prevê que o tutor é o responsável pelas fezes que seu cão faz na rua, informou a agência de notícias Ansa.

Segundo Francesca, os métodos adotados nos decretos anteriores sobre cães “não tinham fundamento científico”. “Não existem raças perigosas.

O decreto anterior, que listava 17 raças, não produziu nenhum resultado, porque a lei não incidia sobre a responsabilidade dos tutores, tanto que as agressões não diminuíram, pelo contrário, tornaram-se constantes; com este decreto histórico, superamos a lista negra, que não servia para nada, e melhoramos a segurança dos cidadãos”, finalizou a vice-ministra.

Fonte: Radio Italiana

Você viu?

Ir para o topo