EnglishEspañolPortuguês

Centenas de peixes apareceram mortos na foz do rio Onda em Portugal

3 de setembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Centenas de peixes apareceram mortos na foz do rio Onda, em Angeiras, Matosinhos, tendo a autarquia já alertado a Autoridade Marítima Nacional para uma descarga de esgotos presumivelmente provenientes de Vila do Conde.

De acordo com o comunicado da Câmara de Matosinhos, o alerta foi dado hoje às 07h45 pela equipa de vigilância da orla costeira da autarquia.

“A foz do rio Onda, em Angeiras, apresentava uma cor escura e acastanhada, e centenas de peixes mortos”, descreve.

A Câmara de Matosinhos disse que “ao que tudo indica, a descarga de esgotos terá sido feita ainda de madrugada”, sendo proveniente de 12 freguesias de Vila do Conde, na sequência de uma avaria das bombas da estação elevatória.”

Naquela que foi a “descarga de esgotos mais grave alguma vez ocorrida no rio Onda”, a Autoridade Marítima Nacional foi chamada local, tendo registado a ocorrência e enviado um auto para a Agência Portuguesa do Ambiente.

Desde junho de 2002 que os esgotos das freguesias de Aveleda, Mindelo, Vila Chã e Labruge estão integrados no sistema de drenagem e tratamento de águas residuais de Matosinhos, registando-se desde esse ano episódios esporádicos de descargas no rio Onda.

A autarquia recorda ainda que, em 2010, na sequência de uma descarga de esgotos semelhante, a Praia de Angeiras perdeu a Bandeira Azul.

“Apesar das avarias das duas bombas serem frequentes, a estação elevatória de Vila do Conde nunca teve qualquer tanque de retenção que impedisse a descarga direta no Rio Onda enquanto decorresse a reparação”, sublinha.

*Esta notícia é original de Portugal e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores portugueses

Fonte: RTP

Você viu?

Ir para o topo