EnglishEspañolPortuguês

Canil em Gramado (RS) será desativado; 247 animais precisam de um lar

3 de setembro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: André Aguirre/GES-Especial
Foto: André Aguirre/GES-Especial

A faixa fixada no portão de entrada já informa que o canil da Associação Consciência Animal chegou ao seu limite, não há mais espaço para abrigar animais que foram recolhidos nas ruas. “O canil da ONG Consciência animal está lotado, faça a sua parte! Não abandone!”, diz o texto.

O recado resume o apelo da associação para que os tutores de animais tenham mais responsabilidade, cuidem dos seus bichinhos e evitem a procriação indesejada. No entanto, a simples frase é um indicativo do tamanho do problema que vem se arrastando há oito anos em Gramado (RS), principalmente pela falta de racionalidade dos “pais e mães” para com os seus filhos de quatro patas, afinal são 197 cães e 50 gatos que foram abandonados nas vias públicas e depois de recolhidos ganharam um novo lar: o canil da ONG. “A maioria que está aqui tem tutor” afirma a presidente da ONG, Luciana Niederauer, 41 anos.

A quantidade de moradores do espaço só não está aumentando devido a uma interdição do Ministério Público (MP), adotada em comum acordo com a direção da ONG. A medida impede o ingresso de mais bichinhos que estão nas ruas de Gramado. No entanto, depois de oito anos, a bonita história de voluntários que se dedicam a recolher e salvar a vida de animais que na grande maioria foram desprezados por aqueles que deveriam tê-los amados e arcado com o ônus de se ter um animal, tem prazo para encerrar.

A superlotação e a carência de recursos para a manutenção do canil vão pôr fim às atividades do espaço. Dentro de três anos, conforme o acordo firmado com a Prefeitura e o MP, a Associação irá fechar os portões do canil. O leitor deve estar se perguntando o que vai acontecer com esses animais? Qual será o destino deles? Serão devolvidos novamente para as ruas? A eutanásia será a opção? Não! A principal resposta pode partir de você! O futuro dos moradores do canil vai depender da boa vontade e solidariedade da população.

Adoção será o destino dos 247 bichos

Luciana Niederauer afirma que o caminho a ser seguido será o da adoção, mas a adoção consciente, é claro. “Dentro de uma boa perspectiva, cinco cachorros e dois gatos terão que ser adotados por mês”, calcula Luciana.

Ela explica que adotar um cachorro ou um gato não é difícil, basta que a pessoa interessada tenha amor e consciência sobre a demanda quando se tutela um animal. “Eles ficarão eternamente gratos”, sintetiza Luciana.

Quem quiser adotar um cachorro ou um gato pode entrar em contato com a Associação Consciência Animal pelo e-mail [email protected], pelos telefones (54) 8416-6570 e 9669-4936 ou pelo Facebook na página de Luciana Niederauer.

Na rede social, está disponível uma galeria de fotos dos animais que aguardam um novo tutor. Luciana destaca que o adotante passa por uma pequena entrevista, a finalidade dos questionamentos é a de se ter certeza de que os animais estão sendo entregues em boas mãos. “Nós selecionamos os adotantes, já tivemos problemas com pessoas que adotaram e depois devolveram os animais para as ruas ou acabaram maltratando-os”, argumenta Luciana.

Por isso, ela espera a visita de pessoas ao canil situado na Linha 15, no interior do município, que estão dispostas a dar um novo lar para os cães e gatos que vivem no local.

Fonte: Diário de Canoas

Você viu?

Ir para o topo