EnglishEspañolPortuguês

Nos últimos 250 anos, mais de 15 espécies de animais já foram extintas

2 de setembro de 2013
5 min. de leitura
A-
A+

Ao longo dos anos, espécies raras vão desaparecendo do planeta por conta da ação do homem. Se alguns animais se extinguem por diferentes motivos, a verdade é que muitos outros desaparecem da superfície da Terra devido à caça praticada pelos humanos.

Alterações de clima, desastres naturais, doenças desconhecidas ou, também muito frequente, ataques de predadores, são algumas das ameaças naturais que os animais sofrem e que podem levar à extinção. Mas nenhuma das ameaças exteriores está provada como mais destrutiva que a ação humana, nomeadamente a caça.

Essa lista feita pela Revista SuperInteressante serve para recordar o passado, mas também pra alertar para o futuro. Veja 15 animais que nunca mais voltarão a viver entre nós:

1. Tilacino

As suas costas listradas valeram-lhe a alcunha de tigre ou lobo da Tasmânia. Habitava a Austrália e a Nova Guiné e acabou sendo extinto, em 1936, por causa da caça. Era o maior marsupial carnívoro dos tempos modernos.

animais-extintos
Foto: Divulgação

2. Bandicoot-pés-porco

Marsupial originário do interior da Austrália, desapareceu nos anos 50, mas a causa de extinção permanece indefinida, uma vez que os relatos dos próprios habitantes afirmam que, mesmo antes da colonização europeia, o animal já era raro.

animais-extintos01
Foto: Divulgação

3. Norfolk Kaka

A Ilha Norfolk, na Austrália, era o habitat desta ave, que foi caçada até à extinção, por volta de 1800.

animais-extintos02
Foto: Divulgação

4. Rinoceronte Negro do Oeste Africano

É o animal mais recentemente extinto desta lista. Em 2011, esta subespécie do rinoceronte desapareceu do centro-oeste africano. Consegue adivinhar o motivo? A caça de predadores.

animais-extintos03
Foto: Divulgação

5. Tigre-do-Cáspio

Mais uma vez, a caça predatória dizimou esta espécie, que habitava o Curdistão, a China, o Irã, o Afeganistão e a Turquia. Desapareceu definitivamente nos anos 1960, mas já no século XIX o Império Russo tinha determinado a sua matança, para tornar a região mais colonizável.

animais-extintos04
Foto: Divulgação

6. Antílope Azul

Desapareceu no longínquo ano de 1800, não só porque o seu habitat natural foi tomado por agricultores, como também devido à caça dos colonizadores europeus, na savana africana.

animais-extintos05
Foto: Divulgação

7. Foca-monge-do-caribe

Mamífero de grandes dimensões – podia ultrapassar os dois metros de comprimento -, habitava o mar do Caribe e era cobiçado por pescadores, graças à sua pele. Foi vista pela última vez há mais de 80 anos.

animais-extintos06
Foto: Divulgação

8. Quagga

Semelhante a uma zebra, se distinguia pelas listras só numa parte do corpo. Habitava a África do Sul e desapareceu, por conta da caça. A última foto de uma quagga selvagem foi tirada em 1870 e, em 1883, morreu a última mantida em cativeiro.

animais-extintos07
Foto: Divulgação

9. Periquito-das-Seychelles

Extinto no começo do século XX, era, como o nome indica, um papagaio originário das Ilhas Seychelles.

animais-extintos08
Foto: Divulgação

10. Wallaby-rabo-de-prego-crescente

Do tamanho de uma lebre, desapareceu em 1956 por conta de um novo predador na Austrália: a raposa.

animais-extintos09
Foto: Divulgação

11. Wallaby-toolache

A pele deste canguru era muito apreciada, o que levou a espécie, originária da Austrália, à extinção, na década de 40 do século passado.

animais-extintos10
Foto: Divulgação

12. Dugongo de Steller

Mais uma vez, a ação dos colonizadores, que apreciavam a carne saída deste mamífero, levou à sua extinção, em 1768. Habitava o mar de Bering, uma extensão do Oceano Pacífico.

animais-extintos11
Foto: Divulgação

13. Cervo de Schomburgk

A caça foi também fatal para este animal, que habitava a Tailândia. Desapareceu por volta de 1938.

animais-extintos12
Foto: Divulgação

14. Bilby-pequeno

Descoberto no final do século XIX, a passagem pela Terra não durou muito mais – acabou sendo extinto nos anos 50, por ação de outros animais, como a raposa e o gato que o caçavam, ou pela competição com coelhos, por exemplo, por comida. Habitavam a Austrália.

animais-extintos13
Foto: Divulgação

15. Emu-negro ou The King Island Emu

Foi extinto ainda no século XIX (1822), devido à ação de colonizadores. Habitava uma ilha australiana, a King Island.

animais-extintos14
Foto: Divulgação

Apesar de algumas espécies terem sido extintas por motivos adversos, saber que os humanos foram responsáveis pela extinção de várias delas é muito triste e nos faz refletir se realmente somos mesmo tão racionais como dizemos ser.

Fonte: Hypeness

Você viu?

Ir para o topo