EnglishEspañolPortuguês

Grupo denuncia sumiço de gatos do Taquaral (SP)

2 de setembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

O grupo de voluntários que cuida dos gatos abandonados no Parque Portugal, em Campinas, denunciou à Secretaria de Serviços Públicos o desaparecimento de pelo menos 30 animais nas últimas semanas. Eles suspeitam que alguns funcionários da área verde sejam responsáveis pelo sumiço. Em maio, foi feito um boletim de ocorrência contra empregados do parque que, segundo os cuidadores, haviam ameaçado matar os bichos. Pelo menos 90 gatos vivem na Lagoa do Taquaral, em casinhas construídas pelos voluntários no ano passado.

O presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, Flávio Lamas, afirmou que os animais que sumiram costumavam ficar nos núcleos perto da Concha Acústica e da biblioteca do parque. No início da semana passada, o grupo se reuniu com representantes da Secretaria de Serviços Públicos para fazer a denúncia e discutir a questão. “Temos informações de que funcionários da Lagoa haviam ameaçado há pouco tempo dar um fim nos gatos. A Prefeitura prometeu tomar uma atitude em relação ao problema”, disse Lamas. Os cuidadores querem que a Administração abra um inquérito administrativo para apurar o sumiço dos bichanos.

“Como vamos todos os dias ao local, sabemos quais animais estão faltando. Antes, havia cerca de 120 gatos”, disse o voluntário Fábio Morandi. No último dia 18, o Correio mostrou a sujeira no parque por conta dos restos de alimentos deixados para os animais. A reportagem voltou à Lagoa do Taquaral e questionou os trabalhadores sobre o sumiço dos animais. Eles afirmaram que não notaram a ausência dos bichos.

O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Dimas Paulella, disse que a posição da Administração é de tolerância com os animais. “Se houver indícios de que funcionários estão envolvidos no sumiço de gatos, vamos abrir um inquérito disciplinar. Se algo ficar provado, vai haver punições, inclusive com perda do emprego”, disse. Mas, segundo Paulella, não há provas de que empregados do parque tenham envolvimento com o desaparecimento dos gatos.

Fonte: Correio Popular

Você viu?

Ir para o topo