EnglishEspañolPortuguês

Baleias-francas são vistas na praia central do Campeche, em Florianópolis (SC)

2 de setembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Baleias passaram parte da tarde se exibindo para os moradores do Campeche, no Sul da Ilha (Foto: Jessé Giotti / Agencia RBS)
Baleias passaram parte da tarde se exibindo para os moradores do Campeche, no Sul da Ilha (Foto: Jessé Giotti / Agencia RBS)

Pelo menos quatro baleias-francas foram avistadas na praia central do Campeche, em Florianópolis, na tarde deste domingo. Os animais gigantescos costumam vir da Antártica ao litoral de SC e do RS durante o inverno para se reproduzir, e podem andar em grandes grupos ou sozinhas.

Em agosto, as baleias chamaram a atenção dos moradores da região diversas vezes. Na manhã do dia 21, seis baleias se aproximaram da costa na região entre o Morro das Pedras e a Praia da Armação, no Sul da Ilha. No dia 18, uma delas foi vista brincando com o filhote durante um dia inteiro a cerca de 300 metros da Praia Brava, em Itajaí. Já no dia 15, outra foi vista na Praia Brava de Florianópolis.

Os animais acabam se transformando na principal atração de vários municípios catarinenses durante o inverno: apenas em 2012, por exemplo, cerca de quatro mil visitantes realizaram o turismo de observação em barcos em SC. A prática está proibida pela Justiça desde 17 de maio devido à falta de estrutura de fiscalização, causando danos ao turismo da região.

Fonte: Diário Catarinense

Você viu?

Ir para o topo