EnglishEspañolPortuguês

Los Loosers, um projeto de comida vegana à domicílio

1 de setembro de 2013
4 min. de leitura
A-
A+

Por Juliana Meirelles (da Redação)

Foto: Cortesía Los Loosers
Foto: Cortesía Los Loosers

Cozinham e comem comida vegana, andam de bicicleta, eles se preocupam com o meio ambiente e com a saúde… Eles se chamam “Os Loosers” e, sem exagero, estão revolucionando a entrega de comida em uma cidade caótica como a Cidade do México. As informações são do Portal Terra.

Talvez você já tenha ouvido falar deles, pois gradualmente, tornaram-se um mito entre os cidadãos desta cidade. “Alguns caras que entregam vegan food de bicicleta”, foi o que eu ouvi no rádio e imediatamente parei. “Entrega de bicicleta? Nesta cidade? E quanto a comida vegana? Quem estaria por trás deste projeto, que é diferente de qualquer outro?”

Para responder às minhas perguntas eu decidi entrar em contato com a Mariana, uma das fundadoras da iniciativa. Quem melhor do que ela para explicar o que são os Loosers e no que tudo isso implica?

Um projeto nascido de uma paixão

“Los Loosers é o primeiro projeto vegano de bicicleta da Cidade do México. Nós chamamos a nossa comida de ‘vegana pura’ porque não tentamos simular texturas de produtos de origem animal. Nós usamos verduras, legumes, grãos, sementes e frutas para criar pratos orgânicos e locais. Nós trabalhamos com um grupo de produtores que nos dão a oportunidade de ter vegetais maravilhosos.

Sempre gostamos de cozinhar para os amigos ou familiares. Gostamos de cozinhar e comer bem. Nunca encontrei um lugar onde as opções veganas não fossem uma salada chata. Além disso, como pode-se confiar em alguém que não seja vegano para cozinhar para nós? Devemos sempre perguntar se os legumes têm manteiga, se o liquidificador foi lavado bem antes… Então, decidimos iniciar este projeto para nós mesmos, para o ambiente e para as outras pessoas”.

A primeira padaria underground da capital do México

“Los Loosers nasceu no final de abril de 2012. Yisus e eu, Mariana, começamos esta loucura. Ele é um designer e trabalhou em uma loja de bicicletas. Estudei jornalismo. Juntos, nós percebemos que estávamos mudando o mundo, nós estávamos fazendo algo que transcendia. Assim começou o projeto, e agora somos cerca de 8 pessoas.

Somos uma padaria no subsolo. Pensamos em criar uma plataforma através de redes sociais: anunciar o menu bem cedo, assim as pessoas podem postar o seu pedido e confirmamos o tempo de entrega. É muito interativo e nos permite nos comunicar com os nossos clientes.

Nós entregamos em muitas áreas, principalmente o centro, Roma, Condesa, Juárez, Cuauhtémoc, o Vale… Também já entregamos em lugares distantes, como Satélite e Santa Fé, no Estado do México. Claro que há de se estabelecer o mínimo de ordem para compensar. Mesmo se estiver chovendo e muito frio fazemos entregas aos nossos Looserliebers”.

Foto: Cortesía Los Loosers
Foto: Cortesía Los Loosers

Por que “Los Loosers”?

“‘Losers’ significa ‘perdedores’ em inglês. Adicionamos um ‘o’ para simular as rodas de uma bicicleta. Te conto a história do nome: há vários anos eu saía com um grupo de amigos. Íamos a shows, festas, reuniões, e eu chegava de bicicleta. Sempre terminávamos comendo tacos e eu não tinha problemas, pedia um vegano e pronto. Uma vez uma pessoa chegou e me disse: ‘Por que não vem de carro conosco? Por que você come pasto?’ e de maneira desrespeitosa insinuou que eu era uma perdedora. Ninguém disse nada! Então eu pensei: ‘sim sou uma perdedora por não fazer o que você faz, e com orgulho’”.

A rotina de todo Looser

“Começamos o dia às 5h30 da manhã. Cedo começamos a cozer o pão e ver o que vamos preparar. Cada dia cozinhamos algo diferente: há um dia destinado aos veggiburgers, outro para pães e sobremesas. Todo mundo faz tudo, alguém faz o pão enquanto outro prepara o molho e outra pessoa, os legumes. Das 9h às 10h recebemos os pedidos e às 11h todos saem com suas entregas. No mínimo, cada Looser percorre cerca de 50 quilômetros por dia. ”

O cardápio?

“Na sexta-feira fazemos veggiburgers, mas cada vez é diferente. Já fizemos de batata doce, falafel, banana com cereais, batatas com cogumelos, legumes … Nós fazemos sanduíches rústicos, assamos vegetais, preparamos chimichurris, pizzas, calzones, tortas, biscoitos, recheios diferentes, strudels, focaccia… sempre varia. O preço vai de 55 e 65 pesos, dependendo do cardápio. Queremos preparar as coisas nutritivas, por isso temos uma nutricionista para nos ajudar a fazer pratos equilibrados”.

Um olhar à frente

“Estamos convencidos de que ser vegano é um estilo de vida e não uma moda passageira. Nosso trabalho é repleto de paixão, tanto quanto de amor. Então, qual é o próximo passo? Continuar inspirando as pessoas com nossas ações… e procurar um espaço fixo para definir o nosso restaurante”.

Você viu?

Ir para o topo