EnglishEspañolPortuguês

Você sabia que os cães também podem desenvolver diabetes?

11 de agosto de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Quem pensa que a diabetes é uma doença que só afeta os humanos está enganado. Infelizmente, a doença também afeta os cães, e é mais comum do que a gente pensa. A diabetes, causada pela diminuição da produção de insulina, afeta principalmente cães de meia idade em diante. Segundo a médica veterinária do Hospital Veterinário Pró Vita Rhéa Cassuli Lima dos Santos, as causas são variadas.

“As causas são bem diversificadas, porém a obesidade e o uso de certas medicações predispõem cães e gatos a desenvolverem a doença”, explica a veterinária. A diabetes é diagnosticada através de exames de sangue e urina, mas os tutores podem ficar atentos a algumas mudanças. “Se o cão beber muito água, ou fizer muito xixi, ou, ainda, perder peso apesar de o apetite aumentar, é bom ficar de olho. Esses são alguns dos sintomas. Vale lembrar também que a catarata pode ser evidenciada em casos mais crônicos”, esclarece.

Se o cão desenvolver a doença, há tratamento, para alívio dos tutores. Segundo a veterinária, “os cães precisam ser tratados com insulina e alguns gatos respondem a tratamento medicamentoso sem o uso da insulina, principalmente quando o diagnóstico é feito no começo da doença”. Então, fique atento a possíveis mudanças no comportamento do seu amigo canino ou felino, e não se esqueça: o médico veterinário é o melhor profissional para diagnosticar doenças. Quanto antes, melhor!

Fonte: Paraná Shop

Você viu?

Ir para o topo