EnglishEspañolPortuguês

Tigre mais velho do mundo gosta de brincar com fontes de água

26 de agosto de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

Por Patricia Tai (da Redação)

Flavio pode ser o tigre mais velho do mundo, mas não para de brincar. (Foto: You Tube / Big Cat Rescue)
Flavio pode ser o tigre mais velho do mundo, mas não para de brincar. (Foto: You Tube / Big Cat Rescue)

O tigre mais velho do mundo prova que a idade é “só um número” pois adora brincar, principalmente em fontes de água. As informações são do Daily Mail.

O animal é uma mistura de Tigre Siberiano com Tigre-de-bengala, e está abrigado no Santuário Big Cat Rescue, em Tampa (Flórida/EUA) desde 2002, que recolhe felinos selvagens rejeitados, feridos ou abusados pela indústria do entretenimento.

Seus tratadores estimam que ele tenha nascido em 1989; com 24 anos de idade, ele seria o mais velho tigre em cativeiro no mundo atualmente.

Embora ele não seja tão ativo como alguns outros felinos selvagens do abrigo, quando o seu humor ataca ele realmente age como um filhote.

Foto: YouTube/Big Cat Rescue
Foto: YouTube/Big Cat Rescue

O santuário publicou um vídeo no último verão onde Flavio brinca em uma fonte de água exatamente “como uma criança de dois anos de idade”.

Ele cobre os esguichos com as patas, tentando pegar a água da mesma forma que um gato doméstico persegue um feixe de laser.

Quando se cansa disso, Flavio coloca a boca sobre a fonte para engolir alguma água. Flavio foi acolhido no Santuário em 2012, após ter sido explorado em circos por treze anos. Há uma placa no recinto de Flavio que diz “Tigre Flavio – Data de nascimento: 1989 – Aposentado do circo”.

Foto: YouTube/Big Cat Rescue
Foto: YouTube/Big Cat Rescue

Segundo funcionários do local, entre os tigres explorados para entretenimento humano, Flavio foi considerado o mais inteligente que se conheceu, porém ele “teve de parar pois começou a ficar agressivo com outros animais”.

“Um dia ele decidiu que não gostava dos outros tigres e tudo o que ele queria fazer era brigar”, de acordo com informações no site do Santuário.

Certamente, o stress a que foi submetido fez com que desenvolvesse o comportamento hostil que, neste caso, direcionou para os outros felinos de sua espécie. Para um animal como ele, que fora arrancado de seu habitat desde jovem e sem experiência de vida na natureza, não haveria opção de ser devolvido à vida selvagem. Foi quando o Santuário o recebeu, mas infelizmente Flavio vive isolado – nunca mais conseguiu adaptar-se à convivência com outros animais.

Talvez as brincadeiras sejam suas válvulas de escape ou mesmo sinais de transtornos herdados dos anos em que fora explorado.

Conforme relato dos tratadores do Santuário, além de brincar com a fonte de água, “ele também brinca com uma grande bola vermelha; mastiga a sua árvore de Natal anual, e costuma admirar a própria imagem no espelho”.

O Santuário, no entanto, procura proporcionar a melhor qualidade de vida possível ao felino. No suposto aniversário de 23 anos de Flavio, foi feito um “bolo de carne” de 23 “pounds” (aproximadamente 10 kg) que, segundo consta, foi muito apreciado por ele.

Você viu?

Ir para o topo