EnglishEspañolPortuguês

Organização pede o fim do apoio político às touradas

9 de agosto de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

Por Helena Barradas Sá (da Redação)

Manifestante se cobre com sangue falso para protestar contra touradas. (Foto: Pierre-Philippe Marcou/ AFP)
Manifestante se cobre com sangue falso para protestar contra touradas. (Foto: Pierre-Philippe Marcou/ AFP)

Na última sexta-feira, autoridades de Pontevedra, na Espanha, receberam um envelope com pedidos direcionados não apenas à Assembleia Legislativa, mas também à Prefeitura e ao Governo da Galícia.

O movimento “Touradas fora de Pontevedra” solicita à Assembleia Legislativa que “pare de patrocinar, de forma excusa ou deliberada,” qualquer atividade que envolva os touros e os prejudique, como as touradas.

Os integrantes da organização têm criticado a existência de lenços nos quais se pode ver alguns dos animais que são submetidos a esses tipos e atividade, além do logotipo da Secretaria de Turismo de Rías Bajas e da Assembleia Legislativa, que recebe algumas entradas gratuitas para os eventos.

Na sexta-feira, dia 2 de agosto, as autoridades locais receberam um envelope no qual havia um abaixo-assinado direcionado tanto às autoridades locais quanto às da província.

O movimento exige que o Governo do Estado altere a lei a fim de “abolir as touradas, além de parar sua divulgação e incentivos financeiros com dinheiro público” que, a nível estadual, soma 500 milhões de euros, de acordo com as informações fornecidas pela organização.

O porta-voz do movimento “Touradas fora de Pontevedra”, Xulio Carmona, classificou como “vergonhoso” o fato de haver patrocínio público a um “negócio particular”.

Carmona também criticou o patrocínio ao que considera “um show baseado na tortura, dor e morte de um animal”, principalmente em um momento em que os serviços públicos à população estão sendo extintos.

Os integrantes do movimento, da mesma maneira, têm-se dirigido ao Parlamento da região da Galícia a fim de que haja modificações na Lei de Proteção aos Animais Domésticos e Selvagens em Cativeiro, “que ainda não abrange os animais que participam das touradas, para que passe a fazê-lo, proibindo essas atividades”.

Além disso, dirigem-se à Prefeitura de Pontevedra a fim de que deixe de utilizar o espaço público para esses tipos de atividades, que se declare “Cidade Livre de Touradas e Amiga dos Animais”. Dessa forma, locais que atualmente são utilizados para esse tipo de evento passariam a ser exclusivamente voltados a “espetáculos culturais e shows”.

Manifestação

Pelo quinto ano consecutivo, “Touradas, Fora de Pontevedra” convocou uma manifestação, numa importante praça da cidade, cujo lema é: “Tortura não é arte nem cultura”.

Várias entidades – socioculturais, ecologistas, de defesa dos animais, políticas, sindicais e estudantis – apoiaram o protesto.

“Cada vez mais, vemos pessoas se posicionando publicamente contra as touradas”, afirmou Xulio Carmona, fazendo referência à votação do Parlamento local a favor de abolir algumas práticas dessa natureza. Essa atitude demonstra uma mudança de mentalidade da sociedade com relação àquilo que alguns chamam de ‘festa’”.

Carmona acredita que algumas pessoas participam da festa, mas não têm um envolvimento direto com o que acontece com os animais. Tendo isso em vista, o objetivo agora é mobilizar os cidadãos a fim de “fortalecer o movimento contra as touradas até que sejam, finalmente, abolidas de Pontevedra e de toda a Galícia”.

Você viu?

Ir para o topo