EnglishEspañolPortuguês

Jabuti é resgatado em terreno de residência em Botucatu (SP)

23 de agosto de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
O jabuti estava em terreno de uma residência e foi resgatado pela Vigilância Ambiental. (Foto: Divulgação)
O jabuti estava em terreno de uma residência e foi resgatado pela Vigilância Ambiental. (Foto: Divulgação)

A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) de Botucatu (SP) resgatou, na última quarta-feira (21), um jabuti (geochelone carbonaria) no terreno de uma residência na Vila Maria, região Leste.

O réptil foi encaminhado para o Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (Cempas) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp de Botucatu. Esta espécie de jabuti se alimenta de vegetais, frutas e carne. O jabuti é um animal silvestre.

Atendimento unificado

Atualmente, Botucatu conta com um atendimento unificado para o resgate de animais silvestres na Cidade. A Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, GCM e Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) estão capacitados para atender a população que solicita o resgate de animais silvestres na área urbana e rural do Munícipio.

O munícipe precisa dar apenas um telefonema para qualquer uma das instituições para que seja atendido em sua solicitação de resgate ou de orientação de como proceder com segurança frente a um animal silvestre.

É importante que as pessoas, ao encontrarem animais silvestres em alguma situação de risco, entrem em contato com profissionais capacitados para o resgate. Dessa maneira, evita-se a exposição de familiares e outras pessoas a possíveis acidentes como mordidas e arranhaduras, ou doenças que esses animais possam ser portadores.

Todos os animais silvestres capturados são encaminhados ao Cempas da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp de Botucatu.

Fonte: Jc net

Você viu?

Ir para o topo