Por Patricia Tai (da Redação)

Animais não-humanos são capazes de sentir e expressar alegria? Qualquer pessoa que já tenha tido o mínimo contato com eles pode responder que sim.

Mas expressões faciais de felicidade que se parecem a sorrisos em animais não-humanos nem sempre são tão fáceis de se ver. Ou porque não somos educados a percebê-las, ou porque os mesmos não venham tendo muitos motivos para isso, dada a exploração e o suplício que passam como decorrência das ações humanas.

Muitas pessoas alegam que, ao afirmarmos que animais não-humanos sorriem, estaremos dotando os mesmos de atributos humanos. Cabe a reflexão de que talvez essa possa ser mais uma postura especista, como se a expressão física de felicidade fosse exclusividade dos animais humanos. Pode ser que o fato de admitir que animais sorriem com a boca, com os olhos, ou expressam felicidade com seus corpos, faça com que a pressão para que se deixe de comer as suas carnes ou explorá-los de todas as formas seja ainda maior. De qualquer forma, as imagens a seguir desmontam qualquer argumento contrário.

A Global Animal publicou uma série de fotos de animais em momentos nos quais seus rostos e corpos revelavam alegria e paz. Algumas expressões de felicidade são esfuziantes. Veja a seguir algumas das fotos e as respectivas legendas criadas especialmente para elas (e algumas são claras brincadeiras). Acertando ou não nas palavras, afinal só eles podem conhecer a fundo o que os deixa felizes (embora não seja difícil intuirmos), as imagens falam por si.

1) “Segredo da Felicidade: A habilidade de fazer jorrar água pela tromba; não ter lugar específico para ir.
Do que mais gosta: Correr livre pelo mundo afora”.

 A felicidade dos bebês elefantes! (Foto: utterlycute.com)

A felicidade dos bebês elefantes! (Foto: utterlycute.com)

2) “Segredo da Felicidade: Aproveitar o dia, vendo o lado bom de tudo; ocasionalmente, ser vestido de urso.
Do que mais gosta: Literalmente tudo”.

 Boo, o cão, parece feliz em sua fantasia de urso. (Foto: facebook.com/boo)

Boo, o cão, parece feliz em sua fantasia de urso. (Foto: facebook.com/boo)

3) “Segredo da Felicidade: Ver a adversidade e gritar alegremente para ela.
Do que mais gosta: Esse carpete do apartamento”.

Foto: stuffistolefromtheinternet.com
Foto: stuffistolefromtheinternet.com

4) “Segredo da Felicidade: Uma consciência inabalável de que a vida é uma série de absurdos que estão além de meu controle e, mais importante, que não são minha culpa.
Do que mais gosta: De tudo o que diz respeito a focas”.

Foto: wowcoolpics.blogspot.com
Foto: wowcoolpics.blogspot.com

5) “Segredo da Felicidade: Mente elevada e esotérica, e senso de humor.
Do que mais gosta: Comida boa”.

 Este gato parece querer esconder sua risada! (Foto: Flickr)

Este gato parece querer esconder sua risada! (Foto: Flickr)

6) “Segredo da Felicidade: Viver em um rio.
Do que mais gosta: Morder coisas”.

Crododilo pulando de felicidade! (Foto: ianimal.ru)
Crocodilo pulando de felicidade! (Foto: ianimal.ru)

7) “Segredo da Felicidade: A crença de que as coisas mais simples da vida são as que requerem nossa atenção o tempo todo.
Do que mais gosta: Babar”.

Foto: pieski.net
Foto: pieski.net

8) “Segredo da Felicidade: A capacidade de saltar e atacar.
Do que mais gosta: Caçar pequenos roedores”.

Arminho pula de alegria. Foto: newswhip.com
Arminho pula de alegria. (Foto: newswhip.com)

9) “Segredo da Felicidade: Um forte senso de autoestima.
Do que mais gosta: Dormir”.

 Bicho-preguiça inegavelmente sorrindo. (Foto: honeymoonincostarica.com)

Bicho-preguiça inegavelmente sorrindo. (Foto: honeymoonincostarica.com)

10) “Segredo da Felicidade: Trabalho duro, simplicidade, valores antiquados.
Do que mais gosta: Ter a casa própria”.

 Este esquilo parece saber relaxar e aproveitar a vida. (Foto: logs.roanoke.com)

Este esquilo parece saber relaxar e aproveitar a vida. (Foto: logs.roanoke.com)

11) “Segredo da Felicidade: Viver na praia.
Do que mais gosta: Piadas”.

Foca em imagem bem diferente de tantas assassinadas pela caça furtiva. (Foto: animal-animal-animal.blogspot.com)
Foca em imagem bem diferente de tantas assassinadas pela caça furtiva. (Foto: animal-animal-animal.blogspot.com)

12) “Segredo da Felicidade: Receber cada oportunidade de braços abertos e coração contente.
Do que mais gosta: Provavelmente, formigas”.

 Esse tamanduá parece não conseguir dizer ao mundo o quanto é feliz! (Foto: captiontool.com)

Esse tamanduá parece não conseguir dizer ao mundo o quanto é feliz! (Foto: captiontool.com)

13) “Segredo da Felicidade: Companheirismo.
Do que mais gosta: Tomar banho de sol”.

Suricatas. (Foto: freakymartin.com)
Suricatas. (Foto: freakymartin.com)

14) “Segredo da Felicidade: Deixar a vida me levar.
Do que mais gosta: Ser o segundo vertebrado mais venenoso do planeta”.

Peixes também sorriem! (Foto: fark.com)
Peixes também sorriem! (Foto: fark.com)

15) “Segredo da Felicidade: Sabedoria, graça, refinamento, e um temperamento filosófico.
Do que mais gosta: A noite na natureza”.

Coruja. (Foto: damncoolpictures.com)
Coruja. (Foto: damncoolpictures.com)

16) “Segredo da Felicidade: Sensibilidade, mansidão, andar espalhafatosamente.
Do que mais gosta: Viver em paz, simplesmente”.

Cordeiro saltitando. (Foto: sanitaryum.com)
Cordeiro saltitando. (Foto: sanitaryum.com)

1 COMENTÁRIO

  1. Sem querer ser ofensivo, achei bem forçação de barra. Fotografar animais em momentos e movimentos indistintos e descontextualizados não significam muita coisa. Essa tentativa de humanização para se atribuir uma importância similar a que temos uns com os outros (não tanto em alguns casos) é desnecessária. A vida animal é importante independente de como eles se comportam. Fica uma historinha bonitinha mas não corresponde a realidade. Além do mais, os indivíduos não são mais importantes que a preservação do status quo de conservação dos biomas. Se concentrar nesta questão é dar mais garantias de manutenção da vida como um todo.

  2. Aposto que a maioria dos comentários do tipo “Ai que lindo!!!” vêm de pessoas que comem carne, olha a hipocrisia gente! Assim como os cavalos, cães, gatos e elefantes, os bois, porcos, frangos e peixes são MASSACRADOS e também merecem ser felizes! O ser humano NÃO PRECISA de comer carne!!! Vamos acabar com isso gente! Que todos os seres sejam felizes!

    • Carne faz bem ao nosso organismo. O ser humano precisa de carne (vermelha, branca). Também de vegetais. Somos onívoros. Tá com pena da vaca? Tá com pena da galinha? Pena de peixe? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Se vc tivesse na cadeia alimentar deles, tenho certeza de que eles não teriam pena de vc…

        • Tecnicamente o ser humano precisa sim ter uma grande diversidade em sua alimentação, seja por vegetais ou animais, não sei se sabe, mas as proteínas são de grande importância a nosso organismo, e existem dois tipos das mesma, as chamadas não essenciais e as essenciais. sendo o primeiro gênero um tipo de proteína que o próprio organismo consegue produzir, já a outra deve ser consumido pela alimentação, dai o ser humano um ser heterótrofo, é um dos maiores exemplos da importância da carne é o consumo da B12, que só pode ser encontrado em derivados do leite e em carnes. E outra esse negocio de vegetariano diverge entre opniões, entre os moralistas extremos, se tem a opnião que os mesmo possuem uma vida normal, agora biologicamente falando, sabemos que ele tem baixo peso, e um sistema imunológico fragilizado, de qualquer modo, #vivaaohamburger, #amobacon, #sandubãodemortandela.

    • De onde vc sugere que nós assimilemos a vitamina B12? Eu fico pensando na crueldade de uma sucuri quando a vejo comendo uma “pobre” capivara. Também fico pensando que bunitinho seria um esfomeado do Vale do Jequitinhonha recusando um filé dizendo: ” Ai… não vou comer pq esses bichinhos merecem ser felizes!”. Vegetarianismo é mimimi de quem tem o luxo de escolher o que come.

  3. Coisa mais linda de Deus…
    Ele é e foi tão perfeito em tudo o que fez e faz…
    Amo de paixão a todos os animais, independente de qualquer coisa, fiquei muito feliz com essa matéria e agradeço a quem postou pois fico extremamente feliz, alegre e apaixonada mais ainda por eles…

  4. Que porcaria!!!! Um absurdo atrás de outro!!!!! Nem um deles esta expressando felicidade!! pelo contrário muitos deles estão extremamente tensos e estão em posições de defesa e ataque. Como por exemplo o tamanduá que esta daquela forma para parecer maios e mostrar as grandes unhas para o predador ou algum perigo em potencial (que nesse caso deve ser a pessoa que esta tirando a foto).
    obs: Tamanduás comem cupim e não formigas……

  5. Estou entre os que pensam que atribuir a animais comportamentos humanos é antropomorfizá-los, mas isso não é de forma alguma dizer que eles não possuem sentimentos, e tampouco é especismo. Muito, muito pelo contrário.

    Os traços que reconhecemos como “felicidade” evoluíram especificamente entre símios como nós. Outros seres vivos desenvolveram formas próprias de expressar sentimentos (linguagens corporais sutis como um balançar ou uma postura), tão válidas e bonitas quanto as nossas.

    É nosso trabalho compreender as culturas de cada espécie e valorizá-las dentro de seus próprios termos, e não distorcer seus comportamentos e expectativas tratando-os como humanos. Isso sim é especismo, por que considera que os comportamentos intrínsecos aos demais seres são menos dignos de respeito e apreciação do que os nossos.

    Esse é um erro extremamente comum entre os que se dizem ‘defensores dos animais’, e rouba a perspectiva do real drama que os seres vivos passam sob nosso jugo.

    Parafraseando o Anderson, “A felicidade está na cabeça de vocês, não no que vocês estão vendo.”

  6. Meu Deus, quanta babaquice nestes comentários. O cara que fez este post apenas criou uma mensagem bacana a partir de algumas imagens. Só isso! Ponto!
    Agora ficam aí os teóricos PHDs em veterinária arrotando conhecimento de que isto ou aquilo está errado… Será que não percebem que é só uma mensagem, só uma poesia???
    Se querem dados científicos, procurem um site de biologia ou de veterinária. Tenha Santa Paciência!!! E tenho dito.

  7. Nenhum destes animais está expressando alegria; somente fotos captadas e a suposta alegria fica pelos olhos de quem quer ver. Animais não expressam alegria sorrindo, isto não existe. Mais uma viagem de quem na verdade quer “humanizar” os animais e este justamente é o problema. Animais devem ser respeitados por serem seres vivos com direito a vida e não por serem acessórios dos seres humanos. A tal “alegria dos animais” destas fotos está nos olhos de quem as ve e nada mais.