EnglishEspañolPortuguês

Animais podem ter câncer de pulmão se conviverem com pessoas fumantes

31 de agosto de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação/G1
Foto: Divulgação/G1

O cigarro traz prejuízo tanto para o fumante quanto para as pessoas e animais domésticos que ficam ao lado, os fumantes passivos. A melhor dica é sempre se afastar enquanto uma pessoa estiver fumando. Em Bauru (SP), uma veterinária avisa que os animais podem contrair até câncer no pulmão com a respiração da fumaça de um cigarro.

Quando o tutor é descuidado até o pelo dos animais fica com cheiro forte. As toxinas na pele também fazem mal e podem causar alergia. Para evitar problemas de saúde, Gisela Castilho criou uma rotina com Shogum, filhote da raça Pug. “Pela dificuldade de respiração da raça, a veterinária orientou para que limpasse todos os dias o focinho e as secreções. Isso para não dar infecção. Para não juntar infecção e piorar”, avisa.

A dificuldade na respiração já é uma característica da raça. E o cuidado com Shogum é ainda maior porque o representante comercial Mateos Pontes é fumante. Por isso, na casa da família, foi criada uma regra: se pegou o cigarro, vai para a calçada. “Foi espontâneo porque eu sei que a respiração do cachorro é difícil. E mesmo que eu fumasse na parte de fora da casa, o cheiro vai para dentro. Então, para evitar ao máximo, eu vou para rua. Facilita a vida do cachorro e da minha esposa, porque ela não fuma”, conta.

Fumar é uma escolha, respeitar o outro, inclusive o animal doméstico, é um dever. Assim como os animais humanos, há cães que também têm uma predisposição maior para ter problemas de saúde. Por isso, não deixe que hábitos ruins atrapalhem a convivência. “Na fumaça tem alcatrão, nicotina e muitas toxinas que são prejudiciais. As principais doenças são sinusite, bronquite e até câncer no pulmão dos animais”, informa a veterinária, Mayara Bérgamo.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo