EnglishEspañolPortuguês

Jiboia é encontrada em correspondência do correio, em Apucarana (PR)

30 de agosto de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Apucarana (PR) vai construir um terrário no Bosque Municipal Parque das Aves. O espaço vai abrigar um filhote de jiboia apreendido na semana passada pela agência do Correio em Londrina e que estava sendo traficada de São Paulo para a cidade paranaense de Itaguajé.

(foto: Divulgação/ Edson Denobi)
Foto: Divulgação/ Edson Denobi

Sob os cuidados do município desde a semana passada, a jiboia foi encaminhada pelo Ibama, que fez uma busca e identificou o bosque de Apucarana como local mais adequado na região para recebê-la. “Pelas informações que colhemos, o destinatário deste filhote de jiboia foi identificado e responderá perante a lei de crimes ambientais”, informa Itamar Gomes de Oliveira, secretário de Meio Ambiente.

Medindo cerca de um metro, a idade aproximada do filhote foi estimada em seis meses, pela bióloga municipal Heloisa Beffa. “Ela vai viver uns 20 anos e poderá chegar a medir até cinco metros, com peso entre 35 e 40 quilos”, revela. Até que o espaço apropriado seja construído no bosque municipal, a jiboia vai permanecer recebendo os devidos cuidados na sede da secretaria. “Hoje ela se alimenta uma vez por semana. Em breve ela vai precisar de presas maiores, mas vai também aumentar o espaço entre uma refeição e outra, em média de 20 a 20 dias”, conclui a bióloga.

Jiboia
A jiboia (boa constrictor) é uma serpente de médio ou grande porte, não-peçonhenta, da Família Boidae. É uma cobra muito pacífica e extremamente lenta. Pode demorar até 1 hora para percorrer uma distância de 500 metros.

Essa serpente habita as Américas do Sul e Central, principalmente na Floresta Amazônica e nas florestas da Costa Rica. Nessas regiões existem por volta de 11 subespécies de jiboia. No Brasil é encontrada, além de na Amazônia, na Mata Atlântica, no cerrado, nas restingas, na caatinga e nos mangues.

Fonte: Bem Paraná

Você viu?

Ir para o topo