EnglishEspañolPortuguês

Vírus é provável causador de mortandade de golfinhos nos EUA

29 de agosto de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Funcionária do Aquário de Virgínia, nos EUA, faz necrópsia em golfinho morto (Foto: Divulgação/ The Virginian-Pilot,L/Todd Spencer/ AP)
Funcionária do Aquário de Virgínia, nos EUA, faz necrópsia em golfinho morto (Foto: Divulgação/ The Virginian-Pilot,L/Todd Spencer/ AP)

O morbillivírus cetáceo, um vírus similar ao do sarampo humano, é a causa provável da morte de centenas de golfinhos nariz-de-garrafa na costa leste dos Estados Unidos desde julho.

Este vírus afeta os pulmões e o cérebro, causando pneumonia e comportamento errático, e geralmente é letal, afirmaram os especialistas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA). “Muitos golfinhos apresentavam lesões na pele, na boca, nas articulações e nos pulmões”, afirmou a NOAA em um comunicado.

Golfinho passa por necrópsia. (Foto: The Virginian-Pilot/L. Todd Spencer/AP)
Golfinho passa por necrópsia. (Foto: Divulgação/The Virginian-Pilot/L. Todd Spencer/AP)

“A causa preliminar é atribuída ao morbillivirus cetáceo, com base em diagnósticos e discussões de especialistas na doença”, acrescentou. Outras mortandades em massa vinculadas ao morbillivirus afetaram os golfinhos no nordeste dos Estados Unidos em 1987-1989 e no Golfo do México em 1992 e 1994.

Um total de 488 golfinhos nariz-de-garrafa morreram ao longo do ano na costa leste, de Nova York à Carolina do Norte.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo