EnglishEspañolPortuguês

Primeiro lobo cinzento visto em Kentucky em 150 anos é morto

29 de agosto de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Patricia Tai (da Redação)

Foto: TreeHugger / Dalliedee
Foto: TreeHugger / Dalliedee

Houve um tempo em que os lobos cinzentos habitavam toda parte da América do Norte, do Canadá ao México. Após mais de um século sendo caçados como “predadores problemáticos”, houve um declínio considerável em suas populações. Esforços de preservação fizeram com que a espécie começasse a voltar aos poucos, porém não em toda parte do continente, e ver esses animais na natureza ainda é algo raro.

Mas quando uma fêmea de lobo cinzento foi vista vagando em Kentucky pela primeira vez em 150 anos, seu retorno não foi anunciado como um sinal de recuperação da espécie. Isso porque ela foi morta antes de alguém ter a chance de comemorar. As informações são da TreeHugger.

Em março deste ano, um morador do condado de Hart chamado James Troyer estava fora de sua propriedade “caçando predadores” quando ele viu o que pensou ser um coiote a aproximadamente 90 metros de distância. Só depois de ter atirado e matado o animal, ele percebeu que provavelmente não era um coiote, mas um exemplar do ameaçado lobo cinzento.

“Pensei algo como: nossa, aquela coisa era grande!”, disse Troyer ao Courier-Journal. “Parecia um lobo, mas quem irá acreditar que matei um lobo?”, continuou.

Mesmo os oficiais de vida selvagem de Kentucky ficaram céticos quanto à possibilidade do animal em que Troyer atirou ser um lobo selvagem, afinal a espécie não era vista no estado desde meados de 1800. No entanto, após exame de DNA do misterioso canino ter sido realizado pelo laboratório forense do Serviço de Vida Selvagem Americano, foi provado que o animal que fora assassinado era uma fêmea de lobo cinzento.

Normalmente, caçadores que alvejam lobos cinzentos devem enfrentar um processo legal por matar uma espécie ameaçada, mas as autoridades foram condescendentes. Decidiram que Troyer “enganou-se ao pensar que fosse um coiote” – animal que pode ser caçado de acordo com as leis do estado.

Como o lobo apareceu em Kentucky permanece um mistério; a população mais próxima conhecida está no norte de Michigan, a quase mil quilômetros. Não é a primeira vez, contudo, que um indivíduo da espécie surge vagando sozinho em um local distante. Em 2011, supostamente um lobo cinzento solitário foi avistado na Califórnia pela primeira vez em 90 anos.

Você viu?

Ir para o topo