EnglishEspañolPortuguês

Prefeito recebe reivindicações de ONG para o bem estar dos animais em Teresina (PI)

29 de agosto de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O prefeito de Teresina (PI) recebeu na manhã do dia 26 a vereadora Teresa Britto (PV) e a presidente da Associação Piauiense de Proteção aos Animais (APIPA), Roseli Klein. Na reunião, foi solicitado ao chefe do executivo municipal o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o bem estar dos animais na cidade.

Entre as reivindicações apresentadas ao prefeito, a presidente da APIPA sugeriu a realização de serviços de controle populacional de cães e gatos, o desenvolvimento de ações educativas para a guarda responsável de animais, bem como a coibição de abandono nas vias públicas.

“Sabemos que é grande o número de assassinatos de animais na gerência de zoonoses do município. A APIPA realiza um trabalho de recuperação de animais abandonados e precisamos do apoio do poder público para a continuação dos serviços. Necessitamos de um local voltado para esses animais, fazer o controle da natalidade, de uma guarda responsável, de um atendimento gratuito para cuidar da saúde desses animais, e, para isso, são necessárias políticas públicas”, explicou Roseli Klein, presidente da APIPA.

A vereadora Teresa Brito reivindicou ao prefeito a criação de um Disque Maus-Tratos de Animais, a realização de um intercâmbio com o Batalhão da Polícia Ambiental, além de parceria com Hospital Veterinário para o atendimento de animais domésticos de famílias com baixo poder aquisitivo. “O atendimento à saúde dos animais representa também a preocupação com a saúde das pessoas. Enquanto não houver uma harmonia entre homens e animais não teremos uma sociedade justa, portanto, estamos recorrendo ao poder municipal para que possamos avançar nas questão voltada para o bem estar dos animais”, declarou.

Firmino Filho afirmou que a Prefeitura não dispõe de fontes de financiamentos voltadas exclusivamente para essa questão, mas que o poder municipal irá dar apoio à causa. “Temos a Secretaria Municipal de Meio Ambiente que dá um suporte nesse aspecto da proteção animal e estamos com um plano de fortalecimento da Secretaria para que ela seja mais atuante nesta área. Para o Centro de Zoonoses estamos estudando também a possibilidade de construção de uma nova sede. Portanto, estamos recebendo as reivindicações e iremos trabalhar nas prioridades eleitas pela APIPA”, ressaltou.

Na oportunidade, o prefeito foi convidado para conhecer a sede da Associação e participar da Feira de Adoção, que será realizada ainda este ano. A APIPA funciona há seis anos e atende cerca de 60 cães e 200 gatos.

Fonte: Portal AZ

Você viu?

Ir para o topo