EnglishEspañolPortuguês

Morador acha família de pica-paus e desiste de derrubar árvore no Mato Grosso

29 de agosto de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

O agricultor Weber Damasceno encontrou uma família de pica-paus alojada no tronco de uma árvore, no quintal da casa dele, no Distrito Vila Bom Jardim, na cidade de Nobres, a 151 quilômetros de Cuiabá (MT). Weber acompanhou a ‘gestação’ do pássaro desde julho e fotografou quase todos os dias a rotina dos pica-paus e seus filhotes.

Nobres é conhecida por ser um dos pontos turísticos mais belos de Mato Grosso. A região abriga trilhas ecológicas, cachoeiras e constante prática de flutuação em rios. A casa de Weber fica nessa região. Ele diz que já tinha encontrado as aves perto da casa dele, mas por acaso encontrou os ovos no interior do tronco, no final do mês de julho. Um dos pica-paus se aproximou da residência.

Pica-pau foi encontrado no quintal da casa de agricultor, em Nobres (MT). (Foto: Weber Damasceno)
Pica-pau foi encontrado no quintal da casa de agricultor, em Nobres (MT). (Foto: Weber Damasceno)

“Eu pretendia retirar essa árvore. Fiz as fotografias durante vários dias e acompanhei o processo até que os filhotes nasceram na semana passada”, contou. Weber mora com a esposa, que está grávida. A árvore foi plantada pelo tio da esposa dele. Ele relata que já encontrou outros tipos de aves, como araras, tucanos e papagaios, mas foi a primeira vez que se deparou com pica-paus.

Árvore fica no quintal da casa de Weber, em Nobres. (Foto: Weber Damasceno)
Árvore fica no quintal da casa de Weber, em Nobres. (Foto: Weber Damasceno)

“Só tinha visto pica-paus na televisão ou em desenhos. Achamos que eram três filhotes no começo, mas depois apenas dois ficaram no ninho. Não sei se ele morreu ou foi tirado de lá. Eles já saíram do ninho e foram embora”, completou o agricultor.

O biólogo Felipe Franco diz que a aproximação dos animais em áreas urbanas é comum. Para ele, a quantidade de bichos encontrada nas cidades é somada ao fato de Mato Grosso abrigar o Pantanal, região com inúmeras espécies de animais.

“Na verdade a cidade acabou se instalando em uma área de cerrado. A partir do momento que a cidade se instala, o bicho continua na região. Os animais estão relativamente adaptados por causa da ocupação humana”, pontuou.

Agricultor encontrou ovos e acompanhou crescimento de filhotes. (Foto: Weber Damasceno)
Agricultor encontrou ovos e acompanhou crescimento de filhotes. (Foto: Weber Damasceno)

A orientação do biólogo é que as pessoas que encontrarem animais machucados chamem profissionais especializados ou órgãos competentes, como o Corpo de Bombeiros, veterinários ou biólogos. “Se o animal estiver machucado é questão de pedir ajuda. Mas se não estiver, ele vai embora sozinho”, completou Franco.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo