EnglishEspañolPortuguês

Inglaterra começa a matar texugos para "controle" de tuberculose bovina

29 de agosto de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

Uma operação para matar milhares de texugos começou esta terça-feira no Reino Unido, como uma medida cruel para controlar a tuberculose bovina. Cerca de 5 mil texugos serão assassinados a tiro nas próximas semanas nos condados de Gloucestershire e Somerset, no sudoeste do país.

O início da operação foi confirmado pela União Nacional dos Agricultores da Inglaterra e do País de Gales (NFU, na sigla em inglês), através de uma carta do seu presidente, Peter Kendall, aos associados, publicada no site da organização na Internet. “Escrevo-vos para informar que a primeira operação piloto de controlo de texugos começou. É um importante passo não só para os criadores de animais, mas para todo o sector agrícola”, escreveu Kendall.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A tuberculose bovina tem vindo a alastrar em grande parte do Reino Unido desde os anos 1980. Segundo a NFU, cerca de 198 mil vacas foram também assassinadas desde 2008, em locais onde houve surtos de tuberculose. Só em 2012, houve 5 mil focos da doença. A NFU alega que se nada for feito, a expansão da tuberculose bovina vai custar cerca de mil milhões de libras (1200 milhões de euros) aos contribuintes nos próximos dez anos, em compensações pagas aos agricultores e outras despesas.

Matar Texugos
O objectivo é assassinar cerca de 70% da população de texugos nas áreas do programa piloto. Com esta medida, combinada com outras, espera-se que o avanço da tuberculose bovina seja travado.

Protestos
Cerca de 270 mil pessoas subscreveram uma petição pública contra a operação de matança dos texugos. Em alguns pontos do país, tem havido ações de protesto. “É um dia negro para o Reino Unido, uma vez que a ciência e a ética estão a ser sacrificadas no altar da política expedita”, afirma o veterinário Mark Jones, director da organização Humane Society International.

Várias organizações não-governamentais têm argumentado que matar texugos terá um impacto marginal na redução da tuberculose bovina. Além disso, o método escolhido – o assassinato a tiros, a distância – é brutal. Muitos texugos podem ficar feridos e enfrentar uma morte lenta e dolorosa.

“A ciência mostra claramente que o assassinato de texugos não é a solução para a tuberculose bovina e, na verdade, pode tornar o problema ainda pior”, diz Simon Nasch, da Somerset Wildlife Trust, uma organização ambientalista de uma das áreas onde a medida está a ser aplicada, citado pelo jornal The Independent.

A alternativa melhor, segundo os peticionários, seriam uma combinação de outras medidas, incluindo a vacinação dos texugos – que está a ser testada no País de Gales.

*Esta notícia é original de Portugal e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores portugueses.

Fonte: Público P

Nota da Redação: Além dos bois e vacas, a pecuária faz agora texugos como vítimas, aliada à ignorância e acomodação dos governantes. A opção mais barata é o assassinato, mas também é a mais brutal e nada eficaz. Matar nunca é a solução. 

Você viu?

Ir para o topo