EnglishEspañolPortuguês

Família deixa casa e abandona duas cadelas e filhotes em Jaboticabal (SP)

29 de agosto de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

O abandono de duas cadelas e quatro filhotes em uma casa no bairro Residencial, em Jaboticabal (SP), tem revoltado moradores da vizinhança. A fisioterapeuta Marielle Rosa, de 22 anos, denunciou o problema e enviou fotos dos animais ao VC no G1. As imagens só foram possíveis porque os vizinhos teriam arrombado o trinco do portão para ajudar os bichos.

Filhotes estão abandonados em quintal de casa em Jaboticabal (Foto: Marielle Rosa/VC no G1)
Filhotes estão abandonados em quintal de casa em Jaboticabal (Foto: Marielle Rosa/VC no G1)

Segundo Marielle, os cães foram deixados no local – na Rua Antonio Carlos Costa, n.º 381 – há um mês pelos antigos moradores da casa, que teriam se mudado por falta de condições financeiras para pagar o aluguel e despesas de água e energia elétrica.

“Minha avó é vizinha do imóvel. Parece que as pessoas que moravam na casa não pagavam o aluguel. Os serviços foram cortados e esse pessoal, aparentemente, abandonou o imóvel, inclusive com os móveis dentro da casa. O problema é que eles largaram duas cadelas e uma delas deu cria há pouco tempo”, conta.

De acordo com a fisioterapeuta, a cadela teria dado à luz quatro filhotes – um deles morreu dias depois do nascimento. Os antigos moradores, segundo Marielle, não apareceram mais no local para cuidar dos animais. Vazia, a casa tem lixo e sujeira acumulados no quintal. Atualmente, uma placa foi colocada no portão, indicando que o imóvel está à venda por uma imobiliária.

Preocupação

Marielle afirma que os vizinhos têm alimentado os cães diariamente, mas ninguém se prontificou a adotar os animais. “A sorte desses animais é que eles [os vizinhos] conseguiram entrar no quintal, caso contrário, já teriam morrido de fome e de sede. Já ligamos na Prefeitura, no canil municipal e ninguém pode ajudar. No canil, disseram que está lotado e que não podem buscar esses cães. Não sabemos mais o que fazer”, afirma.

A Prefeitura de Jaboticabal informou que o Canil Municipal não é responsável pelo abrigo de animais abandonados e que a função do departamento é o de “acompanhar casos de saúde com animais envolvidos em incidentes ou em tratamento de saúde.”

No caso dos cães abandonados no imóvel relatado, a orientação do Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses é de que os vizinhos acionem a polícia. “A Prefeitura de Jaboticabal informa que o abandono de animais é crime, portanto, o caso é de total responsabilidade da Polícia Ambiental.”

A Polícia Militar Ambiental informou que não foi comunicada sobre o caso até a manhã desta quinta-feira (29), mas enviará uma equipe ao local para verificar o problema e tomar as medidas necessárias.

O G1 também entrou em contato com a imobiliária responsável pela locação do imóvel. Por telefone, o proprietário da empresa, Rudy Nosralla, afirmou que a Justiça expediu uma ordem de despejo para que a família deixasse a casa em 15 dias.

Como a medida não foi cumprida – o prazo venceu na última semana -, uma nova ordem de despejo, dessa vez coercitiva, será expedida ainda nesta quinta-feira (29) para que a polícia e os funcionários da imobiliária possam entrar na residência e retirar o mobiliário e os animais. Os cães deverão ser levados para o canil municipal.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo