EnglishEspañolPortuguês

Fiscais investigam morte de mais de 15 toneladas de peixes no Acre

28 de agosto de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Fiscais do Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac) estiveram na última terça-feira (27), no rio Lagoinha, um dos afluentes do rio Juruá em Cruzeiro do Sul (AC), para averiguar a morte de ao menos 15 toneladas de peixes. A denúncia foi feita ao órgão por moradores do local.

Um veneno conhecido por ‘timbó’ teria sido o responsável pela contaminação do rio e a morte dos peixes. De acordo com o gerente do Imac no vale do Juruá, Isaac Ibernom, o caso será denunciado ao Ministério Público Estadual e o responsável pelo crime ambiental pode ser multado em no mínimo R$ 10 mil.

“Estamos buscando informações na comunidade para descobrir quem jogou o veneno dentro do rio e causou todo esse estrago. O responsável vai ser multado e responderá na justiça pelo crime cometido”, garantiu Ibernom.

O morador Manuel Braga conta que o timbó foi jogado nas cabeceiras do igarapé branco que deságua no rio lagoinha e atingiu uma extensão de mais de 40 quilômetros no rio, prejudicando cerca de 150 famílias que tinham o rio como a principal fonte de abastecimento.

“Nunca tinha visto uma cena dessa em minha vida, foi uma situação muito triste. Onde a vista alcançava só se via peixe morto”, lamentou Manuel.

O agricultor José Santos da Silva, que mora na comunidade há 47 anos, diz que essa é a segunda vez que acontece esse tipo de situação.

“Fazia sete anos que isto tinha acontecido, foi um desastre muito grande. Os peixes demoram para se recompor novamente. O veneno é muito forte e mata tanto os peixe grandes quanto os pequenos”, explica Santos.

A preocupação de todos os moradores é com água do rio que foi contaminada e pode trazer problemas para a saúde das famílias.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo