EnglishEspañolPortuguês

Veado morre depois de ser resgatado no interior de uma casa em Piedade (SP)

26 de agosto de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Morador diz que animal pode ter caído de barranco de 30m ao tentar fugir de fogo em mato (Foto: Divulgação/Bom Dia Piedade)
Morador diz que animal pode ter caído de barranco de 30m ao tentar fugir de fogo em mato (Foto: Divulgação/Bom Dia Piedade)

Um veado-catingueiro macho morreu nesta sexta-feira (23), no zoológico municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba (SP), depois de ter sido resgatado do interior de uma casa, em Piedade (SP). O animal foi encontrado na noite de quinta-feira (22), por uma moradora do bairro Paulas e Mendes, dentro da residência.

O veado-catingueiro foi levado para o Quinzinho de Barros, em Sorocaba, onde passou por avaliação. De acordo com o diretor e veterinário do zoo, Rodrigo Teixeira, o animal estava aparentemente sadio e não apresentava machucados. “Ele chegou e foi colocado em um espaço para passar por observação. Quando fomos alimentá-lo, o encontramos morto”, conta.

O veterinário explica que o zoo realizou todos os procedimentos necessários para receber uma nova espécie no espaço. Ele ficaria em observação por 24h para depois passar pelos procedimentos do zoológico, comenta Rodrigo.

Adriana Sayuri Ramos, moradora de Piedade, que encontrou o animal dentro da casa, acredita que o veado estava perdido ao tentar fugir de queimadas em área de mata. “No começo, ele estava tentando subir o barranco, quando cansou e ficou quieto. Fechei uma saída de água que dá acesso ao fundo da casa e pedi ajuda”, lembra a moradora.

De acordo com a Guarda Civil Municipal – que também ajudou no resgate – a casa fica próxima à uma área verde. A GCM informou que, só nesta quinta-feira, foram registrados três focos de incêndio no local, reafirmando que o veado poderia estar fugindo das chamas.

O vizinho de Adriana, Diego Cleberton de Souza, acompanhou o trabalho de resgate e diz que os funcionários não precisaram usar força para retirar o bicho da casa. “Ele estava acuado, assustado e quieto em um canto. Vi quando os funcionários chegaram, abriram um cobertor e o abraçaram. Foi calmo”, conta ele, também acreditando que o animal tenha fugido de uma das queimadas e caído de um barranco de 30 metros até parar na casa.

Adriana, que mora no bairro há 20 anos, conta que estava com o marido e o irmão quando ouviu um barulho e depois alguns gritos. “Fiquei assustada, surpresa. Nunca imaginei ver um animal silvestre tão perto”.

A causa da morte não foi identificada pelo zoológico. O veterinário do Quinzinho de Barros informou que a espécie vai passar por necrópsia para descobrir o que causou a morte do animal.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo