EnglishEspañolPortuguês

Reforma e ampliação de canil vão ser realizadas ainda este ano

26 de agosto de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Departamento de Controle Endêmico e Zoonoses realiza ainda este ano reforma e ampliação do canil. O serviço será realizado após a campanha antirrábica e poderá atender à comunidade de forma mais ampla, com a castração de animais, atingindo o número de 20 castrações por dia.

De acordo com o diretor do Departamento de Zoonoses, Antônio Carlos Barbosa, atualmente são realizadas no máximo cinco castrações por dia e, com a ampliação deste serviço, será possível realizar um controle populacional desses animais. “Durante a reforma vamos continuar atendendo normalmente. Para ampliação serão montadas mais duas salas, aumentando para seis salas de cirurgia”, explica Antônio Carlos, ressaltando que as atividades devem começar no fim do mês de setembro.

Quanto aos recursos para reforma, o diretor disse que a verba já está assegurada através do governo estadual. Outra ação de melhoria no setor de zoonoses que deve acontecer em breve é a instalação de chips nos animais para o controle. A licitação para aquisição da tecnologia já está na fase final. “O chip nos proporciona um monitoramento deste animal, com o nome do tutor e endereço. Assim é possível saber se ele está dentro da residência ou se esse animal virou um cão em situação de rua. É possível controlar também a vacinação, com dados suficientes para ver se foi imunizado e se está sendo bem tratado”, explica o diretor, lembrando que a preocupação é evitar doenças transmissíveis ao homem, por isso o controle.

Fonte: Jornal da Manhã

Você viu?

Ir para o topo