EnglishEspañolPortuguês

Hospital Veterinário da UEM, no Paraná, continua com projeto de castração animal

26 de agosto de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com o objetivo de ajudar a sociedade no controle do crescimento populacional de animais de pequeno porte e promover qualidade no ensino dos universitários, o curso de Veterinária do Campus de Umuarama (PR) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), continua ofertando o programa de castração com preços reduzidos.

Segundo a chefe de departamento do curso de veterinária do campus de Umuarama, Maria José Baptista Barbosa, para participar do programa de castração o tutor do animal deve entrar em contato com o hospital veterinário da UEM, em Umuarama, para preencher um cadastro. Devido à procura do serviço, em alguns períodos a castração do animal entre na fila de espera, mas que não passa de um mês.

A profissional informou que a pessoa paga apenas o preço do custo da cirurgia e o animal castrado permanece durante toda a semana no hospital. Nesse período eles recebem os cuidados necessários e essa ação também serve para não gerar custos ao tutores. “Realizamos a castração, mas o animal permanece no hospital recebendo os cuidados e medicações. Após tirar os pontos, é que o animal vai para casa”
Ainda segundo a professora, o projeto tem função de servir de campo para o ensino, pesquisa e extensão, como também, envolve o social ajudando pessoas no controle populacional dos animais. “Mesmo sendo um hospital público vinculado a UEM, o HV precisa repor os materiais utilizados nos procedimentos e atendimentos realizados com a comunidade. As universidades cobram no máximo a metade dos valores praticados pelas clinicas particulares, pois somos hospitais escolas. O objetivo é a formação de alunos”, explicou.

O hospital tem capacidade de oferecer todos os serviços desde o atendimento clínico até os procedimentos cirúrgicos, exames laboratoriais, para os pequenos e grandes animais. Os atendimentos ocorrem das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 18horas. “Pode ligar e agendar um horário, ou se for emergência é só chegar que será atendido”, disse Maria.

Ampliação

Entre as mais equipadas clínicas veterinárias da região, o hospital universitário está aberto para toda comunidade, além de atender veterinárias de Umuarama e região com serviços laboratoriais e cirúrgicos. “O Hospital Veterinário da UEM atende desde pequenos aos grandes animais, sempre com um residente (aluno formado e devidamente registrado no conselho) acompanhado por um professor da área”, ressaltou a professora.

Fonte: Ilustrado

Você viu?

Ir para o topo