Guarda Ambiental apreende aves silvestres em cativeiro em Natal (RN)


Aves exóticas e silvestres foram apreendidas em casa no bairro do Alecrim, em Natal. (Foto: Divulgação/ Henrique Dovalle/ G1)
Aves exóticas e silvestres foram apreendidas em casa no bairro do Alecrim, em Natal. (Foto: Divulgação/ Henrique Dovalle/ G1)

Cerca de 70 aves de espécies silvestres foram apreendidas pelo Grupo de Ação Ambiental da Guarda Municipal de Natal durante a noite desta quinta-feira (22) em uma casa no bairro do Alecrim, na zona Leste da capital potiguar. O cativeiro das aves foi descoberto através de uma denúncia anônima. Segundo o comandante Ivanaldo Rodrigues, o dono da residência fugiu, mas a mulher dele contribuiu com o trabalho da guarda. Entre os animais, há espécies com risco de extinção. Além dos pássaros, dois jabutis foram encontrados pelos agentes.

O comandante do grupo disse que o passarinheiro foi encontrado em uma casa com fachada de salão de beleza localizada na rua dos Pajeús. “Nós recebemos a denúncia durante a tarde e montamos a operação à noite. Chegamos lá entre 21h30 e 22h. A mulher permitiu a entrada dos guardas e eles acharam os animais”, contou.

Duas aves estavam mortas no cativeiro. “Isso agrava o crime”, revelou Rodrigues. Entre as espécies existem craúnas, com risco de extinção; periquitos e xexéus. Armadilhas, alçapões e outros equipamentos encontrados no local também foram apreendidos.

Os animais e materiais apreendidos foram levados para a sede do Grupo de Ação Ambiental localizada no Parque da Cidade. A mulher do proprietário da casa foi encaminhada à delegacia de plantão da zona Sul de Natal e prestou depoimento.

Ainda de acordo com a polícia, o guardião das aves já foi preso pelos mesmos ambientais nos quais pode ser enquadrado. A reincidência agravaria a pena sofrida por ele, mas ele não foi encontrado até o momento.

Fonte: G1


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

ALTERNATIVA VEGANA

TURQUIA

AMOR

ASFIXIA

ATO DE AMOR

GENEROSIDADE

MOÇAMBIQUE

ÍNDIA

MINAS GERAIS

ESTUDO


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>