EnglishEspañolPortuguês

Animais devem ser retirados de praça em cidade do Rio Grande do Sul

24 de agosto de 2013
3 min. de leitura
A-
A+
Prefeitura garante que não buscará a regularização do local junto ao Ibama. (Foto: Divulgação/ Fabio Dutra)
Prefeitura garante que não buscará a regularização do local junto ao Ibama. (Foto: Divulgação/ Fabio Dutra)

Uma vistoria técnica realizada pela Prefeitura Municipal do Rio Grande no último dia 13 de agosto, apontou a falta de autorização para manter animais silvestres na Praça Tamandaré, na cidade de Rio Grande (RS). Na vistoria, ainda foi verificado a falta de licenciamento ambiental.

Segundo o chefe do Núcleo de Fauna do Ibama e responsável pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres, o médico veterinário Paulo Guilherme Wagner, o espaço utilizado para alocar os animais silvestres não tem autorização do Ibama, pois não tem cadastro no órgão. “Seria obrigatório ter uma licença para manter os animais silvestres no local. Quanto aos animais domésticos não há problema”, comentou.

A Prefeitura deve protocolar um projeto para a criação de um parque no local. “O local não é considerado um zoológico, pois é apenas um espaço que utilizam para colocar os animais. Para ter autorização do Ibama, a Prefeitura tem que criar e apresentar um projeto para a criação de um zoológico”, destacou. Questionado sobre o que pode ocorrer, caso o Executivo não apresente um projeto ao órgão, Paulo Guilherme salientou que os animais serão recolhidos e realocados em um local adequado, pois, segundo ele, não existe estrutura para esse tipo de animal na praça, que é resgatado e enviado para lá.

Já o chefe do Escritório Regional do Ibama, Vinícius Costa, explicou que a situação será analisada. “Vamos sentar com a Prefeitura e verificar o que será feito, temos que pensar nos animais. Precisamos ainda de um laudo veterinário para retirar os animais”, enfatizou. Costa acrescentou que no dia 30 de julho foi assinado um termo de cooperação, que passa toda a responsabilidade sobre o gerenciamento dessas questões para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). “Desde essa data os procedimentos são todos com a Sema. No período de transição, os outros órgãos como o Ibama irão acompanhar, mas agora é com a secretaria.

Por outro lado, o secretário adjunto de Meio Ambiente, Wagner Terra Silveira, disse que a Prefeitura, desde o início, quando a questão foi levantada na Câmara de Vereadores por indicação do vereador Petter Botelho (PCdoB), buscou as informações relacionadas ao local. “Nós entramos em contato com o Ibama local, nós fomos atrás para alertar o próprio órgão sobre a situação. Nosso objetivo é desativar o minizoológico. Não vamos buscar a regularização do local”, afirmou.

Silveira explicou que o local já passou por avaliação da SMMA e que diante disso os animais silvestres devem sair. “A avaliação da secretaria é que aqueles animais silvestres estão em péssimas condições e seria um investimento muito alto para a criação de um zoológico. A praça Tamandaré fica no centro da cidade e este é o local menos adequado para se manter um zoológico”, destacou.

O secretário adjunto explicou que na próxima quarta-feira (28), integrantes da Prefeitura e o vereador Petter Botelho irão até Porto Alegre para debater sobre o assunto e, de acordo com ele, buscar uma solução em prol de uma vida melhor para os animais. “Nós vamos construir com o Ibama uma forma para retirar os animais e verificar um local para colocá-los. Após a retirada deles da praça, eles passam por um Centro de Triagem que faz uma avaliação, onde é verificado se o animal tem condições voltar para a natureza”, apontou.

Por fim, Silveira salientou que em um primeiro momento somente os animais silvestres serão retirados da praça, mas que será realizado um estudo sobre o que será feito com relação aos animais domésticos. “Nos preocupamos com o bem-estar dos animais, por isso os silvestres tem que ser retirados dali. Com relação aos outros, faremos um estudo. A prioridade é a retirada dos macacos”, finalizou.

Fonte: Agora

Você viu?

Ir para o topo