EnglishEspañolPortuguês

Mais um macaco é encontrado em residência de Novo Hamburgo (RS)

23 de agosto de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Quase sete dias após a divulgação do aparecimento do bugio-ruivo em área urbana, outro primata é encontrado em mais uma residência de Novo Hamburgo. No início da tarde desta quinta-feira (22), a equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da cidade foi acionada para a apreensão de um macaco solto em uma residência do bairro Santo Afonso.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O animal encontrado foi um sagui-de-tufos-pretos, espécie nativa da Mata Atlântica e cerrado brasileiro. O primata foi recolhido e permanecerá no Parque Henrique Luiz Roessler (Parcão) para cuidados até a manhã desta sexta-feira (23) quando será encaminhado para o Parque Zoológico de Sapucaia do Sul.

O pequeno macaco apareceu na casa da balconista de farmácia Lilian Longone, 24 anos. Ela prontamente entrou em contato com a prefeitura, solicitando a apreensão do sagui. “A nossa cachorra que achou o animal. Ela começou a latir e percebemos que o sagui estava na nossa árvore”, relatou.

Origem

De nome científico Callithrix penicillata, o sagui-de-tufos-pretos é uma espécie exótica comumente encontrada nas regiões nordeste, sudeste e centro-oeste do Brasil. Ele se alimenta de frutas, flores, folhas, insetos, ovos, pequenos animais e goma de certas plantas. O corpo de um sagui-de-tufos-pretos, também conhecido por mico-estrela, mede em torno de 20 centímetros, mas sua cauda chega a medir até 30 centímetros, o que lhe dá equilíbrio para mover-se com agilidade entre galhos de árvores.

Caso você encontre um animal silvestre…

De acordo com o gerente de Fiscalização da SEMAM, Jalnei de Souza, que acompanhou a ação, a presença de animais silvestres em perímetros urbanos deve ser notificada à Semam pelo telefone 156. Assim que acionada, a secretaria encaminha a visita de um técnico e um biólogo para que seja feito o recolhimento do animal. “Recomendamos também que o morador nunca se aproxime ou tente pegar o animal, até para evitar que ele entenda como ameaça e reaja”, explicou Souza.

Fonte: Diário de Canoas

Você viu?

Ir para o topo