EnglishEspañolPortuguês

Animais soltos e abandonados em Villa Elisa não serão mortos, mas serão leiloados

23 de agosto de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Tomás Floris Guadix (da Redação)

Foto: Gentileza
Foto: Gentileza

A notícia de que animais de grande porte soltos em vias públicas seriam capturados e mortos em uma cidade do Paraguai repercutiu no país. Após uma reunião entre o prefeito de Villa Elisa, a Polícia Nacional e a Sociedade Protetora de Animais, tomou-se a decisão de capturar os animais soltos da cidade não mais para matá-los, mas para que sejam leiloados.

A prefeitura aplicará a portaria municipal vigente N° 31/ 2008, que estabelece entre outras coisas, a captura dos animais soltos na via pública e sua permanência no curral municipal.

Os tutores dos animais poderão recuperá-los dentro do prazo de 10 dias pagando a multa correspondente, mais os gastos de manutenção e guarda.

Se quem abandonou ou “perdeu” os animais não se manifestar, a prefeitura poderá vendê-los num leilão público e o dinheiro será usado para cobrir os gastos municipais, como também para efetuar doações a organizações beneficentes, segundo promete um comunicado oficial.

Em caso de reincidência do tutor em deixar o animal solto na via pública, a prefeitura iniciaria um leilão direto.

Amarilla destacou que a decisão foi tomada porque “respeitam os animais”, e para dar uma oportunidade aos tutores, que em muitos casos possuem escassos recursos, de retirar seus animais e tomar consciência sobre o perigo de estarem soltos.

No último mês de julho, vários animais recolhidos das ruas foram mortos por ordem da Direção de Sanidade da Prefeitura de Concepción, nos termos da lei 1880 e a resolução municipal 1169/13, provocando indignação na população e a reação dos cidadãos através das redes sociais.

A população conseguiu com que estes animais não sejam assassinados, mas serão leiloados como mercadorias e devolvidos ao confinamento e à exploração que representam suas vidas. Por que não ir mais fundo no assunto?

Seria positivo se a prefeitura tomasse conta do problema, analisando o porquê de essas pessoas terem esses cavalos e vacas, e encontrando junto à comunidade modos de suprir essa suposta necessidade com outras alternativas. Assim, o governo atuaria realmente de maneira correta para o bem estar da população humana e também dos animais, que nunca mais ficariam soltos nas ruas, mas também nunca mais presos e explorados pelas pessoas.

Você viu?

Ir para o topo