EnglishEspañolPortuguês

Seis preguiças são resgatadas de área desmatada no Recife (PE)

21 de agosto de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação/Valter Andrade/PMJG
Foto: Divulgação/Valter Andrade/PMJG

Operação realizada na manhã desta terça (20) resgatou seis preguiças de uma mata localizada às margens da BR-101, no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. A ação foi deflagrada após a Coordenadoria de Defesa e Proteção dos Animais, da Secretaria de Meio Ambiente do município, receber denúncias de que moradores da região estavam capturando os animais e levando para casa, o que configura crime ambiental.

De acordo com o coordenador de Defesa e Proteção dos Animais, Manoel Tabosa, a área habitada pelas preguiças é bastante vulnerável. Alguns animais estavam tentando atravessar a rodovia, que corta a mata, e acabavam morrendo atropelados. “O local foi desmatado e ficou apenas um fragmento de mata, para onde eles migraram. A área foi desmatada para a construção de uma indústria, devidamente licenciada, mas causou um impacto não previsto”, esclareceu. Duas fêmea resgatadas na operação estavam esperando filhotes.

Foto: Divulgação / Valter Andrade / PMJG
Foto: Divulgação / Valter Andrade / PMJG

A Coordenadoria dos Animais planeja nova ação para esta quarta (21) e espera resgatar oito preguiças. “A informação que temos é que um estava atravessando a pista e foi sequestrado por um motoqueiro. Outros quatro teriam sido atropelados, então é possível que só encontremos mais três. Estamos preparando a ação o mais rápido possível para evitar que a gente perca mais animais”, lamentou Tabosa.

Ele ainda avisa que maltratar animais é crime ambiental inafiançável, previsto no artigo 32 da Lei nº 9605. Acusados podem pegar uma pena de 6 meses a 1 ano de prisão, além do pagamento de multa. As preguiças resgatadas durante a operação vão passar por uma avaliação de biológos da Secretaria de Meio Ambiente e devem ser levadas para uma reserva ecológica protegida, também no município.

Foto: Divulgação / Valter Andrade / PMJG
Foto: Divulgação / Valter Andrade / PMJG

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo