EnglishEspañolPortuguês

Seis cães morrem por parvovirose em canil de ONG

20 de agosto de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Um sexto cão que estava no canil da ONG União Protetora dos Animais (UPA), no Jardim Califórnia, em Campinas (SP), morreu nesta sexta-feira (16) vítima de parvovirose canina (doença viral grave que pode ser passada a outros cães através do contato com as fezes).

O animal de cerca de 2 anos havia sido retirado do abrigo, na tarde de quinta-feira (15), pelo ex-presidente da ONG Vicente Carvalho Silva e levado para uma clinica veterinária para fazer exames, mas não resistiu e morreu.

A Polícia Civil encaminhou o corpo para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para exame de necropsia.

A polícia suspeita que os outros animais, pouco mais de 30, que continuam no abrigo da ONG também possam estar com a doença.

A delegada responsável pela investigação do caso, Rosana Mortari, vai solicitar a UPA exames de sangue e sorologia dos cães que estão no abrigo. A delegada também pretende retirar mais animais do local. O abrigo é alvo de investigação da polícia por suspeita de maus-tratos aos animais recolhidos. Na última quarta-feira a polícia fez uma operação no local e encontrou cinco filhotes de cães mortos acondicionados em uma geladeira desligada, ao lado de uma sacola com carne moída estragada. Os filhotes morreram devido a parvovirose. Na quinta-feira, a polícia voltou ao abrigo, acompanhada de fiscais de três secretarias municipais. Os fiscais constataram que o local funciona sem alvará há três anos e encontrou irregularidades sanitárias. A polícia chegou a recolher cinco cachorros considerados com doenças mais graves. A ONG, que foi fundada pelo atual deputado estadual Feliciano Nahimy Filho (PEN), deverá apresentar até terça-feira o alvará de uso do local ou entrar com o pedido da documentação. Se não fizer, corre risco de sofrer interdição e multa.

O ex-presidente da ONG afirmou que o animal havia sido retirado da rua há quatro dias e que não apresentava sintomas da doença. “Assim que percebemos que estava doente levamos para o veterinário. Tivemos todos os cuidados necessários” , afirmou.

Fonte: Correio Popular

Você viu?

Ir para o topo