EnglishEspañolPortuguês

Empresa aluga animais para companhia nos EUA

20 de agosto de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Patricia Tai (da Redação)

Fachada da loja Hannah the Pet Society, que aluga animais de companhia em Oregon. (Foto: Hannah/Global Animal)
Fachada da loja Hannah the Pet Society, que aluga animais de companhia em Oregon. (Foto: Hannah/Global Animal)

Atualmente, é comum se ver alguns movimentos e campanhas contra a venda de animais domésticos, onde ativistas tentam alertar ao mundo que animais não são mercadorias ou objetos, que eles não têm preço, e que esse mercado gera uma grande onda de compra por impulso seguida por maus-tratos e abandono.

Se animais não devem ser vendidos, contraditoriamente agora emerge uma nova tendência: alugar animais. O esquema operacional se chama “Rent-a-pet” (“Alugue um animal”) e infelizmente já está se fazendo notar em algumas partes no mundo. As informações são da Global Animal.

Recentemente foi publicada na ANDA uma notícia sobre um aumento na prática de aluguel de cães de companhia na Coreia do Sul. Agora, uma empresa chamada “Hannah the Pet Society”, que tem a mesma proposta, parece estar operando a todo vapor em Oregon (EUA).

Os propósitos da Hannah obviamente estão longe de serem voltados à preocupação com os animais. Por exemplo, a PAWS, um abrigo animal de West Linn, diz ter presenteado a empresa com um filhote de gato que havia sido resgatado das ruas, mas o animal não foi aceito pela companhia. Representantes da PAWS acreditam que a Hannah recusou o filhote pois apenas aceita animais “atrativos”, o que sugere que a empresa coloca o dinheiro acima do interesse no bem-estar dos animais.

Em suma, nem seriam necessários exemplos como este para se concluir que as ideias da Hannah e de quaisquer outras empresas que alugam ou pretendam alugar animais de companhia são a profanação do bom senso, e só reforçam a desvalorização e a coisificação dos animais pois estimulam o tratamento deles como “commodities”. É uma modalidade comercial tão degradante quanto a venda de animais, e não resolve os problemas dos tutores que pretendem conviver com um animal, nem dos animais que serão certamente tratados como objetos desprovidos de vida e sentimentos.

A adoção é o único caminho admissível, além de necessário e urgente, para se resolver o problema da grande massa de animais deslocados que se encontram nas sociedades atuais, seja em abrigos ou vagando pelas ruas – sem lar, sem tutores, sem respeito e afeto. A adoção viabiliza, mais do que qualquer outro processo, o estabelecimento de um vínculo autêntico entre os tutores e os animais, e quem já teve a experiência sabe que isso é verdade.

Você viu?

Ir para o topo