EnglishEspañolPortuguês

Animais usam a língua para pegar alimentos

19 de agosto de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Cada espécie tem a língua adaptada a suas necessidades. Para muitos animais, ela é fundamental na captura de alimentos. Nesses casos, costuma ser bem comprida.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O ‘linguarudo’ mais famoso é o camaleão, cuja língua pode alcançar 1 m de comprimento, quase o dobro do tamanho do bicho, que atinge cerca de 60 cm. O camaleão a lança em grande velocidade em direção ao inseto, que fica grudado na ponta pegajosa. Sem ter como escapar, a presa é levada para dentro da boca do animal.

Com a língua fininha, medindo 60 cm, o tamanduá invade os buraquinhos de formigueiros e cupinzeiros. A saliva grudenta apanha os insetos, que rapidamente são engolidos pelo mamífero.

O pica-pau usa o órgão de forma semelhante; a língua dele chega a 20 cm, quase o tamanho da ave, que tem cerca de 30 cm. A diferença é que, antes, faz buraquinhos no tronco das árvores com o bico para, então, caçar larvas e insetos com a língua.

Além de pescoçuda, a girafa é ‘linguaruda’. O órgão tem aproximadamente 43 cm e a ponta preênsil, com a capacidade de agarrar as folhas, puxar e arrancá-las das árvores.

Saiba mais

O morcego Anoura fistulata, encontrado no Equador, tem a língua maior do que o próprio corpo. Ele mede cerca de 6 cm, mas sua língua pode atingir 8,5 cm!

Nos humanos, o tamanho da língua varia de 6 cm a 10 cm. Além de permitir a fala, é responsável pelo paladar e ajuda a deglutir a comida.

Fonte: Diário do Grande ABC

Você viu?

Ir para o topo