EnglishEspañolPortuguês

Manifestações mobilizam cidades em favor dos animais

18 de agosto de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

Uma manifestação para combater a crueldade contra os animais deve mobilizar mais de 200 cidades brasileiras neste domingo. Na Baixada Santista, Guarujá, Itanhaém, Peruíbe, Praia Grande e Santos estão engajadas. Praia Grande foi a única que se adiantou e fez o evento neste sábado.

Marcela, com a cadela Suzy: sabor da impunidade. (Foto: Divulgação)
Marcela, com a cadela Suzy: sabor da impunidade. (Foto: Divulgação)

Desde janeiro, a promotora de vendas Marcela Oliveira Correia conhece o sabor amargo da impunidade. “Minha mãe discutiu com o vizinho que vivia ameaçando outros animais da região. Ele pegou uma barra de ferro e arremessou contra Suzy, que estava deitada na calçada”. A lança atravessou o abdômen do animal, que morreu minutos depois.

Marcela entrou com ação contra o autor da violência, que, até o momento, não recebeu punição. “Maus-tratos com animais não têm punição. Os criminosos pensam: depois eu pago uma cesta básica e resolve. Isso tem que mudar”.

Para quem quiser participar, os organizadores orientam a não levar animais. “Eles podem se assustar com o movimento”, alerta Alexandra Ferreira, do site Animal SOS, uma das promotoras da manifestação em Santos. O grupo quer reunir o maior número de pessoas nas ruas para pressionar parlamentares a aprovar o aumento das penas para crimes contra os animais.

Confira agenda de manifestações na Baixada Santista (litoral de SP):

Santos
10 horas, Praça Independência, Gonzaga

Guarujá
10 horas, Ginásio do Tejereba – Rua Silvio Daige

Itanhaém
15 horas, Praça Narciso de Andrade

Peruíbe
14 horas, Paço Municipal

Associação dos Amigos dos Animais de Ijuí (RS) promove ato público neste domingo, 18

A Associação dos Amigos dos Aninmais de Ijuí (AAAI) se integra à segunda edição do movimento nacional intitulado “Manifestação Crueldade Nunca Mais” que vai ocorrer no dia 18. Em Ijuí haverá um ato público na Praça da República, com início às 15hs. Segundo a presidente da AAAI, Dulce Matte, todos podem se integrar à iniciativa pelos direitos dos animais, contra a crueldade e por punições exemplares aos que maltratam os animais. A Associação dos Amigos dos Animais de Ijuí tem uma página na internet, endereço eletrônico www.aaai.org.br, além do Facebook “animais de Ijuí”.

Defensores dos direitos dos animais fazem caminhada no Recife (PE)

A Avenida Boa Viagem vai ser “invadida” na manhã deste domingo por amantes dos animais. Às 9h, integrantes da ONG Crueldade Nunca Mais e adeptos do movimento de defesa animal irão se reunir em frente ao terceiro jardim para realizar uma passeata, que seguirá em direção ao primeiro jardim. A ação é pela aprovação do Projeto de Lei número 236 de 2012 (do novo Código Penal) que está tramitando no Congresso Nacional. Se aprovada, a lei aumentará a pena para quem cometer maus-tratos contra os animais. O ato também acontecerá em outras cidades do país, como nas capitais dos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Ceará.

No evento do Facebook, intitulada II Manifestação Crueldade Nunca Mais – Recife – PE, estão confirmadas mais de 1,6 mil pessoas. A passeata tem caráter nacional para pressionar a votação do projeto. Se aprovada, a nova lei de maus–tratos contra os animais, que, para ser aprovada, obteve grande apoio do Movimento Nacional de Proteção e Defesa Animal, a pena dos crimes contra a fauna passará a ser de dois anos de prisão. Já quem cometer crueldades contra bichos poderá passar até seis anos atrás das grades, caso haja recorrência. Outro crime que terá a pena aumentada será o tráfico de animais silvestres.

Fontes: A Tribuna / Rádio Progresso / Diário de Pernambuco

Você viu?

Ir para o topo