EnglishEspañolPortuguês

Levantamento busca apurar número de cães e gatos em Londrina (PR)

18 de agosto de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

A Prefeitura de Londrina, no norte do Paraná, com o apoio de várias entidades, começou neste sábado (17) um levantamento para descobrir o número de cães e gatos domiciliados e semi-domiciliados na cidade. Os moradores do conjunto Jamile Dequech, na zona sul da cidade, responderam a um questionário sobre vários assuntos relevantes sobre animais e sobre a guarda responsável. No domingo (18), a ação será realizada no Jardim Piza, também na zona sul.

Foto: Reprodução/RPCTV
Foto: Reprodução/RPCTV

O objetivo do levantamento é conseguir dados para o planejamento de ações a serem realizadas para o controle populacional de cães e gatos abandonados, além da implantação de Unidades de Saúde Animal (USA). O questionário, que foi elaborado pelo grupo relativo aos dados estatísticos sobre a população felina e canina de Londrina, será aplicado em outros quatro bairros em setembro e em novembro. O primeiro levantamento deste tipo foi realizado em 2011.

Os trabalhos são realizados pela prefeitura em conjunto com alunos dos projetos de extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Unifil, Unopar, além de participantes de Organizações Não-Governamentais (ONGs).

No levantamento realizado em 2011, foram entrevistados moradores dos bairros San Remo e Jardim Leonor, ambos na zona oeste da cidade. Os dados apontam que, nestes bairros, foi encontrada uma proporção entre duas e três pessoas por cão. O recomendável pela Organização Mundial da Saúde é de sete humanos por um cachorro.

Também foi apurado nos dois bairros que menos da metade dos tutores levam os seus animais ao veterinário periodicamente. O levantamento apontou ainda que cerca de 80% dos moradores afirmaram que tinham os cachorros em casa para companhia. O levantamento de 2011 também apurou também a situação dos animais que estão nas ruas.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo