EnglishEspañolPortuguês

Leopardo-nebuloso de Taiwan é declarado extinto por zoologistas

18 de agosto de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Durante 13 anos, pesquisadores buscaram pelo leopardo-nebuloso nas florestas de Taiwan. (Foto: Divulgação)
Durante 13 anos, pesquisadores buscaram pelo leopardo-nebuloso nas florestas de Taiwan. (Foto: Divulgação)

Uma equipe de pesquisadores de Taiwan e dos Estados Unidos procurou durante 13 anos por indícios da existência do leopardo-nebuloso nas florestas de Taiwan, onde a espécie era anteriormente endêmica. Porém, não encontrou a subespécie, também chamada de pantera-nebulosa-de-formosa, e declarou a sua extinção.

A pesquisa se baseou em uma esperança de ainda encontrar o animal nas reservas florestais de Dawushan, Yushan e no Parque Nacional Taroko. Porém, os resultados foram decepcionantes. Agora, a única pantera-nebulosa-de-formosa que comprovadamente existe na ilha é o exemplar empalhado do Museu Nacional de Taiwan.

“Há uma pequena chance de o leopardo-nebuloso ainda existir em Taiwan. Podem existir alguns animais, mas não acreditamos que existam em número significativo”, disse o zoologista Chiang Po-jen ao jornal local Taipei Times.

Na busca pelo leopardo, a equipe de pesquisadores locais e dos Estados Unidos instalou aproximadamente 1.500 câmeras infravermelhas e armadilhas, porém não encontraram nenhuma evidência da sua existência.

A pesquisa conclui que o leopardo-nebuloso entrou em extinção como resultado de caça e destruição do seu habitat natural causada pelo desenvolvimento humano.

Existem duas espécies de leopardo-nebuloso, sendo que ambas vivem na Ásia e são consideradas “vulneráveis” à extinção: Neofelis nebulosa e Neofelis diardi. A pantera-nebulosa-de-formosa era uma subespécie da primeira.

Fonte: Globo Rural

Você viu?

Ir para o topo