EnglishEspañolPortuguês

CCZ conclui censo de animais em Três Lagoas (MS)

17 de agosto de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Segundo consta no resultado do censo, Três Lagoas possui 19.923 cães e 5.974 gatos. (Foto: Jornal Dia Dia)
Segundo consta no resultado do censo, Três Lagoas possui 19.923 cães e 5.974 gatos. (Foto: Jornal Dia Dia)

Um censo de animais foi realizado em todos os bairros de Três Lagoas, no período de 13 de maio a 13 de agosto de 2013, por uma equipe de 14 servidores do CCZ, incluindo o acompanhamento e supervisão de um veterinário.

“Com esses dados em mãos, melhoram as condições de planejamento de campanhas preventivas e de vacinação, como é o caso da antirrábica, periodicamente promovida pelo Ministério da Saúde”, comentou o coordenador do CCZ, médico veterinário, Antônio Luiz Teixeira Empke.

Por exemplo, “nas campanhas de vacinação, por estimativa do Ministério da Saúde, Três Lagoas recebia apenas 10 mil doses da vacina. De agora em diante, o número necessário de doses deverá ser revisto e ajustado, para maior ampliação do número de animais que precisam ser imunizados”, explicou Antônio Emkpke.

Segundo consta no Censo, entre a população canina de Três Lagoas (19.923), 8.660 são machos e 9.089 são fêmeas. Desse total de cães, os tutores não souberam informar o sexo de 2.174 animais.

“O número maior de fêmeas, se não houver controle por parte dos tutores desses animais, tendo consciência de guarda responsável, é preocupante para o CCZ, porque em curto espaço de tempo, poderemos ter considerável aumento na população canina”, comentou o médico veterinário.

Apesar das dificuldades encontradas, a equipe do Censo também apurou que a população de gatos (5.974) é dividida em 2.563 machos, 2.256 fêmeas e 1.155 de sexo ignorado.

“No caso dos gatos, a situação é mais preocupante ainda, pelo número maior de fêmeas, pelas dificuldades que os tutores têm de controlar os animais e também pela rapidez da gestação, que é de três meses”, alertou o coordenador do CCZ.

Fonte: Jornal Dia Dia

Você viu?

Ir para o topo