EnglishEspañolPortuguês

Veganpalooza: evento online gratuito e ímpar sobre veganismo

16 de agosto de 2013
5 min. de leitura
A-
A+

Por Patricia Tai (da Redação)

“Tudo começa com o que você põe no seu prato”. Essa frase introduz e define a proposta do Veganpalooza 2013, ou Cúpula Mundial Vegan. Primeiro evento online do gênero, esta segunda edição ocorrerá de 15 a 18 de agosto, e para participar basta se cadastrar no site gratuitamente.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Vinte e oito veganos renomados das mais diversas áreas – artistas, ativistas, atletas, escritores, educadores e até cientistas, estarão fazendo apresentações e palestras online nos quatro dias do evento, abordando o veganismo em toda a amplitude que ele possa abranger, desde os benefícios que ele pode trazer à saúde física de quem adota essa dieta, assim como as consequências positivas enquanto meio de vida sustentável fundamental para o meio-ambiente e, é claro, como principal forma de se respeitar e promover os direitos animais. Alguns especialistas falarão do veganismo até sob o ponto de vista da espiritualidade e como caminho para uma maior harmonia social.

De acordo com a descrição do evento no próprio site, o Veganpalooza tem um approach holístico: ele pretende, com seu conteúdo, fornecer ferramentas para “curar e despertar mente, corpo e espírito”.

Segundo a apresentação do evento em seu site:

“Felizmente, há um entendimento acessível a todos nós e que revela formas de vida mais libertadoras e poderosas. E conforme esse entendimento cresce e se difunde, ele traz mais bem-estar, paz, harmonia social e sustentabilidade ao nosso mundo. Ele é baseado nos mais antigos ensinamentos espirituais, e é respaldado por pesquisas científicas. Com o Veganpalooza, nós estaremos trazendo a você essas verdades curadoras que transformarão positivamente a sua vida e o nosso planeta”.

Mas o evento parece que irá tocar em questões sérias. Ao reunir especialistas em Veganismo, os organizadores pretendem desvelar verdades que teriam permanecido ocultas e reprimidas até a sociedade industrializada contemporânea, por força da ação de uma complexa teia formada pelas indústrias “alimentícia, farmacêutica, médica, militar e da mídia”. Ou seja, toda uma engrenagem que fez com que a Humanidade acreditasse até hoje que comer carne e explorar animais é o único caminho possível, ou mesmo “necessário”.

Necessário, pode-se dizer, é que haja eventos como este. Gratuitos, abertos, altamente corajosos em seu âmago, e por isso muito importantes. A máquina assassina que mata zilhões de animais no mundo por ano para servir ao consumo humano em suas mais diversas e caprichosas formas precisa de iniciativas como esta para que se faça quebrar as suas engrenagens. Falar com coragem, falar sem medo, falar para todos. Falar pelos animais.

O foco do Veganpalooza é o bem-estar agora, o bem-estar real dos animais, o direito à vida de todos os seres e a sobrevivência das gerações futuras. A descrição do evento fala o tempo todo na busca por “uma vida muito melhor, uma vida diferente”. Afinal, não poderia ser de outra forma: o veganismo fala mesmo de saúde.

Diz, ainda, que “crescemos em uma cultura que injetou em nós um programa alimentar que não nos beneficia”. É hora de se ejetar esse programa.  Em um tempo no qual o movimento vegan está crescendo por todo o mundo – embora em um ritmo muito, leia-se “muito mais” lento do que deveria estar – o fato de se reunir tantas pessoas com algo fundamentado a dizer online e ao mundo sobre isso talvez permita a sondagem desse tema em sua profundidade.

Os organizadores procuram frisar que o evento é para todos: aos que já são veganos, pois poderão aprimorar seus conhecimentos e aprender a levar a mensagem adiante de maneira  mais efetiva; aos que ainda não são vegetarianos ou veganos mas estão abertos a saber mais sobre o assunto; e aos onívoros “que gostariam de aprender a encontrar mais paz interior, reduzir riscos de contrair doenças como câncer e infarto, e aumentar a alegria e a compaixão em nosso mundo”. Aparentemente, não ficará nada sem ser dito.

Quem tiver interesse pode fazer seu registro gratuito e compartilhar com seus amigos, família e pessoas queridas. O movimento pede que se divulgue ao máximo. Os animais sempre agradecem. Para se inscrever, visualizar os participantes e saber mais sobre o evento, clique em:

http://www.veganpalooza.com/

O evento tem uma página no Facebook:

https://www.facebook.com/veganpalooza

Organizadores

O evento é organizado pelos amigos Will Tuttle e Steven Prussack.

WillTuttle
Will Tuttle

Dr. Will Tuttle: É escritor, educador, compositor e pianista, e realiza palestras e apresentações por toda a América do Norte e Europa. Autor do best-seller “The World Peace Diet” (não foi traduzido para o Português, mas o título quer dizer “A Dieta da Paz Mundial”), ele ganhou o prêmio Peace Abbey’s Courage of Conscience Award, e é criador de diversos programas de treinamento em bem-estar. Com o título de Pós Doutorado pela Universidade da Califórnia, seus estudos são focados em educação intuitiva e altruísmo, tendo lecionado em faculdades nos assuntos de Criatividade, Humanidades, Mitologia, Religião e Filosofia.

Ex-monge budista e vegano há 33 anos, ele se diz “devotado ao despertar e à cura através da Cultura”, e compôs oito álbuns de músicas em piano. Ele participa de cerca de 150 eventos por ano, entre palestras, conferências, workshops e concertos.

Steven Prussack
Steven Prussack

Steven Prussack: É escritor, radialista e fundador da revista VegWorld ( www.vegworldmag.com ). Vegano há 20 anos, Steve é autor de um livro chamado “The Complete Idiot’s Guide to Juice Fasting”, e criador do site Juice Guru ( www.juiceguru.com ). Steve fundou e co-produziu esses que aparentemente foram até então os maiores eventos mundiais online sobre veganismo e crudivorismo vegan: o Veganpalooza – Vegan World Summit ou Cúpula Mundial Vegetariana 2012 ( www.veganpalooza.com ) e o Rawpalooza – 2012 Raw Food World Summit ou Cúpula Mundial de Alimentação Crudívora 2012 ( www.rawpalooza.com ). Ele também estará lançando o Passionpalooza: 2013 Heart-Centered Entrepreneur’s Summit, em Outubro deste ano.

Você viu?

Ir para o topo