EnglishEspañolPortuguês

Militar acusado de maus-tratos a animal presta depoimento

16 de agosto de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Agressão foi compartilhada nas redes sociais Foto: Gabriela Kursancew Nicaretta / Divulgação
Agressão foi compartilhada nas redes sociais (Foto: Gabriela Kursancew Nicaretta / Divulgação)

Assim como em toda denúncia envolvendo um militar do 62º Batalhão de Infantaria do Exército de Joinville, a suposta agressão a um cachorro, cometida na tarde de quarta-feira, na região Central, será investigada em uma sindicância interna que foi aberta no mesmo dia, informou a assessoria de imprensa do Batalhão. A comissão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Direitos dos Animais acompanha o caso.

O militar envolvido nos maus-tratos já foi ouvido pela investigação interna e disse que o cachorro estava sujo e que o pegou pela coleira, informou o 62º BI. O cão era da filha dele e teria nove meses de vida. De acordo com relatos nas redes sociais, o animal foi levado ao médico veterinário ainda na quarta.

O flagra e a denúncia partiu da arquiteta Gabriela Kursancew Nicaretta, e segundo ela, o militar teria agredido o cachorro com um galho de árvore e também com tapas. Funcionários e clientes de uma padaria que fica em frente ao local onde aconteceu a agressão confirmaram os maus-tratos.

A comissão da OAB de direitos dos animais procurou o comando do batalhão ainda na manhã de ontem para esclarecimentos.

— Foi garantido que a situação está sendo apurada e que o 62º BI é contra maus-tratos aos animais e a natureza. Mas eu pedi para ver o cão. Eu quero ver como ele está — disse a advogada Sandra Fischer, que há nove anos se dedica aos direitos dos animais como voluntária.

A presidente da Frada, Ana Rita Hermes, também acompanha o caso e disse que a instituição protetora repudia agressão aos bichos. Entretanto, é preciso que o caso seja investigado.

O Procurador da República, Davy Lincoln, falou com o comando do Batalhão pelo telefone e também acompanha o desenrolar da situação.

Manifestação contra a crueldade

Alheio ao fato ocorrido na quarta, mas que veio bem a calhar, uma manifestação nacional ocorre no próximo domingo, 18 de agosto, contra a violência aos animais. Joinville entra na rota da 2ª Manifestação — Crueldade Nunca Mais. A passeata começa às 9h30, em frente ao Centreventos. Os organizadores lembram de trazer faixas e cartazes.

Fonte: Diário Catarinense

Você viu?

Ir para o topo