EnglishEspañolPortuguês

Encontro leva conceitos de educação humanitária às crianças do subúrbio de Salvador (BA)

16 de agosto de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Wagner Ferreira
[email protected]

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ecologia e o direito dos animais foi o tema do primeiro Encontro das Crianças e da Juventude do Subúrbio, realizado na quarta-feira (14), no Centro Cultural de Plataforma, em Salvador (BA). O objetivo do evento, realizado pela ONG Sentimento Animal, foi conscientizar 160 crianças para importância de se preservar o meio ambiente e respeitar todos os seres vivos.

O Encontro teve a presença dos palestrantes José Dalmo Alves, presidente da Cooperativa de Pescadores de Salvador, de Péricles Bonfim, que realiza um trabalho social no subúrbio da capital, e da vereadora e ativista da causa animal, Ana Rita Tavares (PV).

As crianças também assistiram ao vídeo “Fulaninho”, que chama a atenção para o problema do abandono dos animais nas ruas, muitos deles comprados ou adotados quando filhotinhos, mas descartados pelos guardiões logo depois de crescerem e exigirem mais cuidados e custos.

“Se Deus nos criou na forma humana, temos que criar os animais da mesma forma”, disse o pequeno Pablo, mostrando um nível de consciência mais apurado que muito adulto. Já a coleguinha Graziele quis saber o que fazer caso visse alguém pegar um cãozinho para “espancá-lo e matá-lo”. “Você tem que repreender a pessoa. Não pode tolerar esse tipo de coisa”, respondeu a vereadora Ana Rita.

A vereadora também abordou o tema do vegetarianismo para as crianças. “Se quisermos um futuro em que os animais não precisem mais ser mortos para servir aos seres humanos, temos que multiplicar o conhecimento humanitário desde cedo. Vemos aqui jovens que se mostram muito conscientes para respeitar todas as formas de vida”, disse.

O ator Fabrício Cumming, 36 anos, explica a iniciativa de promover o Encontro. “Aqui em Plataforma acontecem muitos casos de maus-tratos contra os animais, então vi a necessidade de conscientizar as crianças para que percebam que não podem maltratar os bichos, além de passarem aos pais o conhecimento aqui adquiridos”.

Jorge dos Anjos, 62 anos, que é radialista e presidente da ONG Sentimento Animal deu destaque à presença de uma parlamentar no bairro. “Ela é a representante da gente, é uma líder, uma pessoa dedicada e que faz um trabalho diferenciado, o que é muito importante para a comunidade e as crianças”.

Você viu?

Ir para o topo