EnglishEspañolPortuguês

Tutores de animais devem se atentar a sintomas de artrose no inverno

15 de agosto de 2013
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Marlon Santos
Foto: Marlon Santos

O inverno é uma época complicada para qualquer pessoa, a ocorrência de doenças é maior e a preguiça sempre acaba aparecendo em dias mais frios. No entanto não são apenas as pessoas que sofrem no período, os animais também merecem uma atenção especial, principalmente os mais velhos e propensos a problemas como a artrite e artrose.

O veterinário Rafael Morija explica que não há cura para artrite ou artrose, apenas controle, por isso a importância de se atentar aos sintomas dos animais. “O animal fica mais quieto ou gemendo de dor, mancando, não quer passear, tem dificuldades para subir e descer degraus, esses podem ser indícios que algo não está bem”, afirma.

Quando o tutor identificar esses problemas o indicado é procurar um veterinário para medicação e alívio da dor. Após isso o profissional pode indicar alguns tratamentos alternativos para o animal como suplementos vitamínicos, acupunturas, fisioterapia e outros.

Alguns cuidados que podem amenizar os problemas para o animal é o controle de peso e o piso que não deve ser muito escorregadio. “O ideal é que o animal passe com o veterinário a cada seis meses e que os tutores se atendem mais aos sinais do animal”, afirma Morija.

Fonte: Jornal ABC Repórter

Você viu?

Ir para o topo