EnglishEspañolPortuguês

Prefeitura de Paranaguá (PR) terá de castrar animais abandonados

15 de agosto de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

A Promotoria de Justiça de Paranaguá firmou acordo com a Prefeitura para implantar um Centro de Atendimento Veterinário e Controle Populacional de cães a gatos.

 Foto: Reprodução/ Facebook/ Cães abandonados em Paranaguá

Foto: Reprodução/ Facebook/ Cães abandonados em Paranaguá

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) também foi assinado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e estabelece um prazo de 12 meses para iniciar um trabalho para combater a superpopulação de animais abandonados na cidade.

O município deve, até a implantação do Centro, promover a castração cirúrgica de pelo menos 100 cães e gatos a partir de convênios com universidades e clínicas locais. Após a implantação, devem ser recolhidos gradualmente todos os animais em situação de rua e promovida a castração cirúrgica de 20 animais devidamente identificados ao mês.

O centro também deverá ofertar os serviços públicos de atendimento veterinário (com serviços de castração ao menos duas vezes por semana), com um serviço de plantão permanente, inclusive em fins de semana e feriados. Todos os profissionais devem receber um treinamento semestral para atuação no Centro.

O TAC foi firmado após a Promotoria verificar que há uma superpopulação de animais abandonados nas ruas de Paranaguá, muitas vezes em más condições de saúde e trazendo riscos à saúde da população. O TAC aponta a necessidade de programas de castração e incentivos para a adoção e guarda responsável desses animais, já que, segundo o TAC, o município não oferece alternativas para o tratamento de cães e gatos abandonados.

Em caso de descumprimento dos termos firmados, a multa diária prevista é de R$ 500,00.

Confira a íntegra do TAC (link no site do MPPR)

Fonte: Correio do Litoral

Você viu?

Ir para o topo