EnglishEspañolPortuguês

Circulação de animais está limitada em Fernando de Noronha (PE)

14 de agosto de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

A circulação de animais de pequeno, médio e grande porte em Fernando de Noronha está limitada. A Administração da Ilha instalou 20 placas que definem os locais proibidos para cães, gatos, cavalos e bois. As placas estão ao longo da BR 363, nas praças e nas praias. A medida segue determinação do Ministério Público. “Resolvemos determinar a ação, seguindo sugestão do Departamento de Vigilância Animal do Distrito. A recomendação é seguir a lei e evitar acidentes de trânsito e ataques aos moradores a aos turistas”, informou o promotor André Rabelo.

Foto: Ana Clara Marinho
Foto: Ana Clara Marinho

São três tipos de placas que indicam as restrições. Os cachorros não podem circular nas ruas sem a guia, os cavalos e bois não podem pastar às margens da BR e nenhum animal pode frequentar as praias da Área de Proteção Ambiental- APA (nas praias do Parque Nacional Marinho também é proibida a presença de animais domésticos e de grande porte).

“Caso os animais sejam flagrados circulando em área proibida, o tutor será notificado e deverá pagar multa. Se o fato se repetir por quatro vezes, o tutor perde a guarda do animal”, informou Fernando Magalhães, coordenador do Departamento de Vigilância Animal da Ilha. Magalhães também explicou que nesses casos o governo disponibilizará o cão ou gato, por exemplo, para adoção. “O objetivo é reduzir ao máximo os casos de doenças transmitidas pelas fezes e urina desses animais”, disse Carlos Diógenes Ferreira Filho, veterinário do Distrito.

A medida agradou, e muito, o gestor do Porto de Santo Antônio, Fernando Cavalcanti de Oliveira: “Isso vai melhorar nosso trabalho. Sempre solicitamos que as pessoas retirem os animais da Praia do Porto, agora está bem claro que é lei e é preciso segui-la”, avaliou. As medidas já estão em vigor e os infratores estão sujeitos às penalidades. Segundo dados do Censo 2013 na ilha existem 350 cães, 390 gatos domiciliados e estima-se que existem 285 gatos asselvajados.  Em Noronha também foram contabilizados 126  bois e 107 equinos.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo